Quase metade da nova classe média corta compra em mercado, diz pesquisa

20/02/2015

Quase metade da nova classe média está reduzindo suas compras em supermercados. Uma pesquisa do instituto Data Popular mostra que 47% dos brasileiros da classe C disseram estar comprando menos produtos agora em relação aos últimos seis meses.

Outros 41% afirmaram que compram a mesma quantidade e 12% disseram que estão comprando mais.

"A classe C está apreensiva com a atual situação econômica do país e preocupada com o aumento dos preços e a estagnação da renda. Por isso, já prevê que as compras no supermercado devem ficar mais criteriosas", diz Renato Meirelles, presidente do Data Popular.

A pesquisa também quis saber se nos próximos seis meses, pensando na condição financeira atual, os brasileiros da classe C esperam comprar mais ou menos no supermercado.

O resultado mostra que 45% dos entrevistados disseram que devem comprar menos produtos no supermercado, 36% afirmaram que vão comprar a mesma quantidade e 19% acreditam que vão comprar mais.

A pesquisa quantitativa nacional foi feita entre os dias 18 e 29 de janeiro, com 3.050 pessoas. Entre os entrevistados, 1.603 eram da classe C. O levantamento foi feito em 150 cidades. A margem de erro máxima é de 1,77%, e o intervalo de confiança de 95%.

 

Fonte:

Uol Economia