PT perde nas maiores capitais
09/01/2009
Com novas vitórias, tucanos conquistam 13 milhões de eleitores
O PT sofreu uma derrota política em cidades grandes nas disputas de segundo turno. Apesar de ampliar o número de capitais que governará a partir de 2005, pulando de oito para nove, comandará menos eleitores. Foi rejeitado em locais onde detinha as prefeituras, como São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Belém (PA) e Goiânia (GO), além de ter perdido Curitiba, município em que foi finalista e acabou derrotado pelo PSDB.
Já os tucanos tiveram sua maior vitória em São Paulo. Vão governar cinco capitais. Como não estão presentes hoje no topo da lista das maiores cidades, a maior derrota tucana foi em Osasco, que passou para o PT.
Nas 96 cidades mais relevantes do país -26 capitais e 70 municípios com mais de 150 mil eleitores-, o PT cai de 29 para 24 localidades. O eleitorado governado por petistas nesses centros urbanos passa de 19,7 milhões para 10,1 milhões.
Também nessas cidades mais importantes, o PSDB mantém 19 municípios governados, mas terá muito mais eleitores sob seu comando: sai de 5,3 milhões agora para 13,5 milhões em 2005.
Os segundos turnos de ontem confirmaram também a derrota do PFL em Salvador (BA), fragilizando a posição do senador Antonio Carlos Magalhães dentro da sigla.
O PMDB teve sua maior vitória em Goiânia (GO), com a vitória de Iris Rezende sobre o petista Pedro Wilson. E Manaus (AM), outro político tradicional não teve a mesma sorte. Amazonino Mendes (PFL) perdeu para o PSB.
Folha de São Paulo
1/11/2004