Produção industrial da Índia cresce 12,4% em julho

09/01/2009

A produção industrial da Índia registrou crescimento de 12,4% em julho, com a expansão acentuada tanto no mercado doméstico como nas exportações, informou nesta terça-feira o governo indiano.

O crescimento conseguiu superar obstáculos em potencial, como os preços do petróleo e as taxas de juros do país, segundo analistas. Também beneficiou a leitura do desempenho de julho o fato de que a base de comparação –julho do ano passado– foi baixa.

O setor manufatureiro respondeu por parte significativa do resultado, que mostrou crescimento de 13,3%, contra uma expansão de 6% registrada um ano antes. O setor de geração de energia elétrica teve alta de 8,6% –contra indicadores que mostraram contração há um ano.

No período entre abril e julho, a produção industrial do país teve um crescimento médio de 11,8% –o que levou alguns analistas a revisarem suas previsões para o desempenho da economia indiana como um todo.

“Elevamos nossa projeção para o PIB [Produto Interno Bruto] deste ano para 7,8%, contra a previsão anterior, de 7,6%”, disse o economista do Yes Bank Shubhada Rao à agência de notícias Associated Press.

Nos últimos três anos, a economia indiana teve crescimento de 8% ao ano.

O crescimento da renda dos trabalhadores indianos levou a uma alta no consumo de produtos como automóveis e telefones, o que estimulou a expansão da produção. As vendas domésticas de carros, por exemplo, cresceu 23% entre abril e julho deste ano.

O economista do JPMorgan Chase Bank em Cingapura Rajeev Malik, no entanto, disse à AP que taxas de juros mais altas, redução nas vendas no varejo e uma demanda externa mais moderada “irão provocar uma leve moderação na atividade industrial” da Índia nos próximos meses.

Fonte:
Folha Online
Com agências internacionais