Produção industrial cai 14,7% no 1º quadrimestre do ano

02/06/2009

Rio de Janeiro (EFE).- A produção industrial brasileira acumulou uma retração de 14,7% nos primeiros quatro meses deste ano frente ao mesmo período de 2008, a maior queda para um primeiro quadrimestre na história do país, informou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

A redução da produção das fábricas brasileiras nos últimos 12 meses até abril foi de 3,9% frente ao período entre maio de 2007 e abril de 2008, no que também foi a maior queda para um período de um ano desde junho de 1996 (- 4%), segundo o IBGE.

A produção da indústria em abril foi 14,8% inferior à do mesmo mês do ano passado. A redução da produção já tinha sido de 14,6% no primeiro trimestre do ano.

Apesar desses indicadores negativos, a produção das fábricas cresceu 1,1% entre março e abril, impulsionada principalmente pela recuperação do setor automotivo, e acumulou quatro meses consecutivos de crescimento na comparação com o mês imediatamente anterior.

Embora o nível da produção venha crescendo mês a mês desde janeiro e já acumule uma recuperação de 6,2% em comparação com dezembro, até agora não se recuperou plenamente da forte queda sofrida no último trimestre do ano passado em consequência da crise econômica global.

A indústria foi o setor brasileiro mais afetado pela crise devido à restrição dos créditos para o comércio internacional e à forte diminuição da demanda externa, principalmente dos países mais ricos.

Segundo o IBGE, 16 dos 27 setores industriais estudados registraram crescimento da produção entre março e abril, com destaque para o setor automotivo, cuja produção aumentou 3,3% "depois do forte ajuste de estoques feito no final do ano passado".

A produção de automóveis em abril foi 61,1% superior à de dezembro graças principalmente às medidas adotadas pelo Governo federal para estimular um setor duramente afetado pela crise, como a redução dos impostos sobre os automóveis novos.

De acordo com o instituto, 24 dos 27 setores analisados, assim como 63 dos 76 subsetores, registraram queda da produção nos primeiros quatro meses deste ano frente ao mesmo período de 2008.

Os setores com maior queda de produção nos primeiros quatro meses de 2009 foram o automotivo (-26,6%), máquinas e equipamentos (-29,3%), metalurgia básica (-30,0%), material eletrônico e equipamentos de comunicações (-43,1%) e outros produtos químicos (-18,3%). EFE

Fonte:
G1