Primeiro-ministro russo visita o Brasil para negociar energia e aviões

09/01/2009

MOSCOU, 4 abr (AFP) – A cooperação no âmbito da energia e eventuais vendas de aviões militares marcarão a visita que o primeiro-ministro russo Mikhail Fradkov inicia nesta terça-feira ao Brasil, informou a agência Interfax, citando fontes governamentais russas.

O gigante do gás Gazprom e a companhia Stroitransgaz, controladas pelo Estado russo, propuseram participar na construção de um gasoduto transcontinental, que, segundo o projeto, uniria o Brasil, a Venezuela e a Argentina.

“Nossas companhias estão dispostas a participar na realização deste projeto, começando com seu estudo de viabilidade”, informou a fonte citada pela Interfax.

Outra companhia russa, a Zarubejneft, negocia com a Petrobras uma eventual participação na reconstrução de instalações petroleiras e de gás do Brasil, segundo a mesma fonte.

Além disso, o grupo petroleiro Lukoil propôs aos brasileiros participar na exploração de jazidas offshore. A companhia Silovye Machiny poderá fornecer material às centrais hidro e termoelétricas em construção no Brasil, acrescentou a fonte.

Além disso, a Rússia queria vender ao Brasil aviões de combate. Já apresentou uma licitação de seus caças Su-35, mas esta foi, por fim, anulada.

“Mais cedo ou mais tarde o Brasil terá de renovar sua frota de aviões militares, e estamos dispostos a propor nossos aparelhos em novas licitações”, informou o dirigente governamental citado pela Interfax.

Por outra parte, apesar da coincidência não ser gratuita, o ministério russo da Agricultura anunciou na véspera a suspensão da proibição de importar carne do Rio Grande do Sul, medida em vigor desde dezembro passado devido ao reaparecimento da febre aftosa.

O Brasil é o segundo sócio econômico da Rússia na América depois dos Estados Unidos. Os intercâmbios comerciais somaram 3,5 bilhões de dólares em 2005.

Fonte:
Uol Economia
AFP