Prévia da inflação vai a 6,46% em 12 meses e encosta no limite
22/05/2013
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), considerado uma prévia da inflação oficial (medida pelo IPCA), subiu 0,46% em maio, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (22). Em abril, a alta havia sido de 0,51%.
No acumulado dos últimos 12 meses, o IPCA-15 registrou alta de 6,46% em maio. Isso significa que o índice está encostando no limite máximo estabelecido pelo governo para a inflação oficial. A meta do governo para o IPCA em um ano é de 4,5%, com tolerância de dois pontos percentuais para mais ou menos, ou seja pode ir de 2,5% a 6,5%.
O valor ficou abaixo do que tinha sido registrado nos 12 meses imediatamente anteriores, quando ficou em 6,51%.
Pesquisa realizada pela agência de notícias Reuters apontou que o indicador subiria 0,49% na comparação mensal e 6,48% no acumulado de 12 meses.
Preços de remédios e habitação pesam no bolso
Segundo o IBGE, o principal destaque deste mês ficou para os preços de remédios, com impacto de 0,10 ponto percentual e alta de 2,94% em maio, ante 0,93% em abril. O resultado refletiu o aumento de até 6,31% nos preços dos remédios autorizado pelo governo no início de abril, segundo o IBGE.
Com isso, o grupo Saúde e cuidados pessoais acelerou a alta mensal a 1,3% em maio, contra 0,63% em abril. Também contribuíram para o resultado do IPCA-15 os grupos Habitação, com avanço de 0,72%, ante 0,68% em abril, e Vestuário, cuja alta acelerou para 0,76% em maio, ante 0,44% no mês anterior.
Como esperado, a alta dos preços dos alimentos no IPCA-15 perdeu força neste mês. Segundo o IBGE, o grupo Alimentação e bebidas registrou inflação de 0,47% em maio, contra 1% no resultado anterior.
Inflação pode levar a alta de juros
A inflação em 12 meses tem subido desde junho do ano passado em meio à alta dos preços de alimentos e vários serviços.
O aumento fez o BC tirar os juros da mínima recorde em abril, levando a Selic a 7,5% ao ano e com indicação de que a alta pode ser ainda maior.
O BC deve subir a taxa básica de juros em mais 0,75 ponto percentual até o fim do ano, para 8,25%, de acordo com a mediana das projeções da pesquisa semanal Focus do BC.
A expectativa para a inflação é de que ela permaneça dentro da meta do governo, mas acima do centro, terminando 2013 a 5,8%.
IPCA-15
O IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15), medido pelo IBGE, foi criado com o objetivo de oferecer a variação dos preços no mercado varejista, mostrando, assim, o aumento do custo de vida da população. Começou a ser divulgado a partir de maio de 2000.
O IPCA-15 é uma prévia do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), o indicador oficial da inflação no país. Como realiza a medição de preços em um período não calculado pelo IPCA, mostra qual será a tendência do resultado do final do mês.
Além disso, o IBGE tem uma comparação mais precisa da alta e queda dos preços, pois a cada 15 dias um dos índices é divulgado. A coleta de dados para a medição do IPCA e do IPCA-15 é uma só. O que muda é o período analisado em cada um dos itens.
(Com Reuters)
Fonte:
Uol