Preocupações com crédito voltam a abater ações em Bolsas da Ásia
09/01/2009
CINGAPURA, 6 de agosto (Reuters) – As preocupações sobre problemas nos mercados globais de crédito novamente abateram as Bolsas de Valores da Ásia nesta segunda-feira, dia em que os papéis financeiros lideraram a baixa.
O Bear Stearns alimentou os temores ao dizer que os mercados de crédito estão na pior situação em duas décadas, após a agência de classificação de risco Standard & Poor’s alertar que os problemas no segmento de hipotecas podem prejudicar os lucros dos bancos de investimento.
ENTENDA O CHOQUE IMOBILIÁRIO
“As pessoas precisam aceitar que os mercados estão caminhando para um período de correção, e que vai levar algum tempo antes de vermos uma recuperação”, disse Lim Chang-gue, gerente de fundos do Samsung Investment Trust Management.
A Bolsa de TÓQUIO fechou em baixa de 0,39%, a 16.914 pontos. Na Coréia do Sul, a Bolsa de SEUL recuou 1,16%. Na Austrália, o mercado de SYDNEY perdeu 1,67%.
“As ações vão continuar em baixa a menos que o mercado de Nova York se recomponha”, afirmou Katsuhiko Kodama, estrategista sênior do Toyo Securities, no Japão.
Investidores venderam pesadamente ações financeiras, como do Mitsubishi UFJ e do australiano Macquarie Bank, assim como de exportadoras, como Canon, Sony e Hyundai Motor.
As demais principais Bolsas da região também caíram. Em CINGAPURA , o principal índice de ações declinou 3,70%. Em HONG KONG a queda foi de 2,67% e em TAIWAN , de 1,28%.
Por outro lado, em XANGAI , o índice subiu 1,48%, mostrando que o mercado chinês, que é bastante fechado a investidores estrangeiros, opera de acordo com seu próprio ritmo.
Fonte:
Reuters
Ian Chua