Preços competitivos atraem importadores à 36ª Francal
09/01/2009
SÃO PAULO – A partir de hoje, os fabricantes de calçados brasileiros estarão reunidos na 36ª Francal (Feira de Calçados, Acessórios de Moda, Máquinas e Componentes) de olho nas exportações.
De acordo com Abdala Jamil Abdala, presidente da Francal, a feira deve receber neste ano cerca de 40% mais importadores do que no ano passado. ” Com preços mais acessíveis do que outros mercados, o Brasil é a bola da vez ” , diz ele.
A previsão da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) é que o país, terceiro maior fabricante de sapatos do mundo, feche 2004 com um crescimento de 15% no número de pares vendidos e um faturamento de US$ 1,85 bilhões, cerca de 20% mais do que em 2003. No ano passado, um terço da produção do país foi exportada.
O maior destino das exportações brasileiras são os Estados Unidos, que ficam com 49% das vendas externas. Mas, neste ano, países como Espanha, Turquia, Grécia e Portugal ganharam importância e tiveram um crescimento de mais de 100% nas compras de artigos brasileiros.
A 36ª edição da Francal começa hoje e vai até quinta-feira, no pavilhão de exposições do Anhembi.
Valor Online 13/7/2004