Pontualidade nas contas de micro empresas é recorde, diz Serasa
21/07/2010
O pagamento de contas por micro e pequenas empresas no país está mais pontual. Em junho, a pontualidade atingiu o índice de 95,4%, ou seja, a cada 1.000 pagamentos feitos durante o mês anterior, 954 foram quitados à vista ou com, no máximo, sete dias de atraso, segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira (21) pela Serasa Experian. No primeiro semestre, o índice foi de 94,9%.
Assista ao lado vídeo da Globo News sobre a queda da inadimplência nos cheques
Segundo a pesquisa, esse é o maior valor mensal do indicador desde janeiro de 2006, quando a série histórica teve início. O índice de pontualidade foi parecido também na indústria e no setor de serviços, 95,3%.
Quanto ao valor médio dos pagamentos feitos sem atrasos, o estudo mostra que houve um recuo de 3% em junho deste ano na comparação com o mês anterior, ficando em R$ 1.495,36. Em relação a junho de 2009, o valor médio dos pagamentos pontuais também apresentou queda de 2,5% – a 13ª queda anual consecutiva.
Motivo
Esse crescimento da pontualidade dos pagamentos deverá se manter nos próximos meses, na avaliação dos economistas da Serasa.
"Apesar da desaceleração da atividade produtiva em curso, a economia brasileira ainda conseguirá sustentar uma boa taxa de crescimento ao longo do ano de 2010, favorecendo as condições de solvência das micro e pequenas empresas, especialmente daquelas mais focadas ao atendimento do mercado doméstico", disse a Serasa em nota.
Fonte:
G1