Polícia italiana prende 50 brasileiros por falsificação de documentos
26/02/2009
A polícia italiana prendeu um grupo de 50 brasileiros acusados de produção e uso de documentos falsos, informa nesta quarta-feira, 25, a BBC Brasil. As prisões aconteceram durante uma operação realizada entre domingo, 22, e segunda-feira, 23, na província de Mantova, no norte do país. Os suspeitos foram surpreendidos em casas e apartamentos alugados na região, e nenhum deles resistiu à prisão.
O grupo é acusado de falsificar passaportes, carteiras de identidade e de mortorista de Portugal e Espanha. Mais de cem documentos deste tipo foram apreendidos pelas autoridades, que não divulgaram o nome dos presos.
Com os documentos, os brasileiros poderiam solicitar a regularização de sua situção na Itália em qualquer agência dos correios, já que Portugal e Espanha são membros da Comunidade Européia. Segundo as autoridades, o golpe custava cerca de 3 mil euros (em torno de R$ 9 mil) para os clientes.
Entre os detidos, 29 receberam ordem de expulsão do país e têm cinco dias para abandonar a Itália. Dois foram presos por não respeitar o prazo para deixar o país, uma vez que já tinham sido notificados antes. Os demais envolvidos vão responder a inquérito em liberdade.
OUTROS CASOS – Esta é o segundo esquema semelhante descoberto por autoridades européias em um mês. No dia 26 de janeiro, a polícia espanhola desmontou outro esquema de venda de documentos falsos a brasileiros nas regiões de Barcelona, Madri e Múrcia.
Fonte:
A Tarde Online