PITTORESCA – Pesaro: atrações e curiosidades da Capital Italiana da Cultura

27/03/2024

Pesaro, em Marche, é a Capital Italiana da Cultura em 2024. A escolha de uma cidade fora do grande roteiro turístico, em uma região da Itália também pouco divulgada a nível internacional, dá ainda mais valor ao título que a localidade carrega até 31 de dezembro.

Com o tema “A Natureza da Cultura”, Pesaro propõe um percurso que promete explorar as diversas interações entre arte, cultura e tecnologia. Segundo nota oficial do município, a proposta abrange “uma operação coletiva para repensar o espaço urbano em termos de proximidade, identidade, mobilidade sustentável e relançar seu patrimônio cultural através de um processo participativo que envolve a ideia de cultura difusa, inclusiva e que dialoga com o ambiente”.

A programação anual dispõe de 45 iniciativas espalhadas por 50 municípios da província, dois parques regionais e uma área protegida, integrando as excelências criativas de diversos setores, como design, meio ambiente, gastronomia e música.

A seguir, alguns destaques da agenda anual de atividades do programa. Veja a programação completa aqui.

Playlist Rossini: concertos o ano todo

É claro que o filho ilustre de Pesaro, o compositor Gioacchino Rossini (1792-1868), tem destaque na agenda da cidade como Capital Italiana da Cultura. Até 16 de novembro, aos sábados, a proposta exibe todo o repertório de óperas de Rossini.

Os concertos acontecem da varanda da casa onde o músico nasceu e são executados por ex-estudantes da Accademia Rossiniana Alberto Zedda. Confira a programação completa aqui.

Azul, a cor da abundância

Até 31 de dezembro, o projeto Blu, Il Colore della Cuccagna (“Azul, A Cor da Abundância”, em tradução livre) se espalha por diversas cidades – como Pesaro, Urbino e Pergola – com intervenções que ligam o contemporâneo às antigas tradições da arte do tingimento. Confira a programação completa aqui.

Bruno Radicioni: A Família de Urbino

Obra de Bruno Radicioni, um dos artistas locais homenageados na programação de Pesaro, Capital Italiana da Cultura

Nascido em Fano, província de Pesaro, o pintor Bruno Radicioni (1933-1997) é uma referência da arte marchegiana contemporânea. Sua obra tem como característica principal a representação de figuras calvas e é através delas que Radicioni representa a família de uma das cidades renascentistas mais fascinantes da Itália: Urbino.

A exposição com pinturas originais de Radicioni segue em cartaz em Urbino até 30 de junho. Mais informações aqui.

Por que Pesaro é Pittoresca

A cidade de Pesaro, capital da província homônima, tem pouco mais de 90 mil habitantes. Sua posição geográfica já faz dela Pittoresca: situada à beira-mar, é cortada pelo rio Foglia e encontra-se entre duas colinas: o Monte Ardizio e o Monte San Bartolo.

Cidade da música

Em 2017, Pesaro recebeu o título da UNESCO de Cidade Criativa da Música, por divulgar e revisitar o trabalho do compositor clássico Gioacchino Rossini, nascido na localidade no século 18.

Cidade que lê

Pesaro, cidade que lê é uma campanha da prefeitura para divulgar suas quatro principais bibliotecas. Destaque para a Biblioteca Oliveriana, uma das mais prestigiosas da Itália central. Sua fundação ocorreu no século 18 em meio a edições raras, manuscritos e pergaminhos do arqueólogo pesarense Annibale degli Abbati Olivieri (1708-1789).

Palácios históricos

Palazzo Ducale é um marco na arquitetura renascentista de Pesaro / Comune di Pesaro

Pesaro possui cinco palácios importantes na história da cidade. O mais imponente é o Palazzo Ducale, na Piazza del Popolo. Em estilo renascentista, foi residência da família Sforza, uma das mais poderosas da Itália.

Igrejas magníficas

Pesaro acumula diversas igrejas que retratam o passar dos séculos na cidade.
O Duomo local é a Catedrale di San Terenzio, que preserva a arquitetura medieval e antigos mosaicos. Considerada o coração de Pesaro, é uma obra-prima do patrimônio arquitetônico da cidade.

Parques: entre o mar e a montanha

Jardim da Villa Miralfiore, situada no parque de mesmo nome, em Pesaro / FAI

Pesaro oferece muitos parques naturais e atividades ao ar livre. Destaque para o Parco Miralfiore, no centro da cidade: um bosque com árvores centenárias, com área naturalística protegida e um anfiteatro natural que recebe eventos.

Já o Parco Molaroni, na praia, abriga o Museo della Marineria, que expõe objetos de pescadores da região recolhidos ao longo do tempo.

Veja todas as atrações de Pesaro aqui.

BRUNA PIT é jornalista especializada em Itália e fundadora de Pittoresca.

Para mais notícias Pittorescas, acesse www.pittoresca.com.br