PITTORESCA – Peculiaridades que só a Calábria tem

26/09/2023

A convite da Associazione Culturale Italia Brasile, Pittoresca viajou para a Calábria para descobrir as particularidades da região.

Localizada no extremo sul da península itálica, a Calábria não é tão famosa quanto à sua “irmã” Sicília, da qual se separa por apenas 3,3 km pelo estreito de Messina. Mas é igualmente surpreendente!

Calábria é banhada por dois mares: o Jônico e o Tirreno / Bruna Pit

A região é banhada por dois mares: o Jônico e o Tirreno, ambos com cores turmalinas. Foi colônia grega nos tempos antigos, cuja presença ainda se faz presente na cultura, na arquitetura e na culinária. O relevo montanhoso também é forte em sua geografia, o que dá o contraste perfeito entre praia e montanha.

Aliás, a palavra “Calábria” deriva do grego “kalon-brion”, que significa terra fértil. São muitas as excelências produzidas em seu território, como bergamota, azeites e até kiwi.

Ao que tudo indica, foi também na Calábria que surgiu o nome Itália.

A seguir, curiosidades Pittorescas que descobrimos durante nossa viagem à região:

1- Festa della Madonna della Consolazione em Reggio Calabria

Festa da padroeira de Reggio Calabria é uma das mais tradicionais da cidade / Bruno Lemos

Sem dúvidas, uma das festas populares mais importantes da cidade de Reggio Calabria. Uma multidão acompanha a passagem da imagem da padroeira do município, que é levada para a catedral. Nas ruas, muitas barracas com comidas típicas.

Um prato muito apreciado durante a Festa della Madonna é o panino con salsiccia e peperonata (um sanduíche com linguiça e molho à base de pimenta e cebola).

Para animar, nada como uma boa tarantella, tradicional música calabresa, ainda muito apreciada nos dias atuais.

2- Pietrapennata

Esculpida no alto da montanha, Pietrapennata conta hoje com cerca de 25 moradores / Bruno Lemos

É um vilarejo de origem grega, esculpido sobre as rochas a 700 metros acima do nível do mar. Está localizado no município de Palizzi, província de Reggio Calabria, na parte jônica calabresa.

“Seu” Lelo é um dos últimos moradores do lugar, que hoje abriga por volta de 25 pessoas. Os diversos terremotos que abalaram a região ajudaram a dispersar a população.

“Seu” Lelo, um dos últimos moradores de Pietrapennata, conta para Pittoresca como é a vida no local / Bruno Lemos

Em uma visita ao que sobrou da vila, vimos resquícios de cômodos, objetos e eletrodomésticos – datados dos anos 1960 -, além do único forno que servia a todos os habitantes.

Ali o tempo parou. No auge do verão europeu, ovelhas cruzam as estradas do vilarejo, enquanto figos frescos podem ser colhidos a todo instante. Mais ao longe, avista-se a enorme pedra em forma de rabo de galo que dá nome ao lugar .

3- Nicotera

Nicotera Marina, parte baixa da cidade. Ao fundo, na serra, está Nicotera Superiore / Bruna Pit

Cidade com cerca de 5 mil habitantes na costa Tirrênica da Calábria. Éramos os únicos brasileiros ali – talvez, os primeiros em muito tempo.

Dividida em duas, a localidade tem praias e montanhas: em Nicotera Marina, está o mar de azul turquesa e águas calmas como um lago. A população costuma frequenta-la nos intervalos de trabalho.

Rua em Nicotera Superiore homenageia o cantor calabrês Rino Gaetano / Bruno Lemos

Já Nicotera Superiore está cravada na serra, sempre de olho no que se passa em sua parte marinha. Ali estão o castelo e a igreja medievais, além do antigo bairro judeu. Como forma de incentivar o turismo local, a prefeitura homenageou com coloridos guarda-chuvas, o cantor calabrês Rino Gaetano, em uma de suas ruas.

Ainda estamos em dúvidas se o pôr do sol é mais bonito à beira-mar, em Nicotera Marina, ou das alturas, em Nicotera Superiore.

Pôr do sol em Nicotera Superiore / Bruno Lemos

4- Nduja

Impossível ir à Calábria e não saborear a nduja. Esta palavra de difícil pronúncia para um nativo da língua portuguesa (algo como “nduia”) nada mais é do que um ingrediente coringa da gastronomia calabresa. Chamada por alguns de “salame calabrês”, por se tratar de um embutido, na nossa percepção, lembra muito um patê, por seu aspecto mais pastoso.

Nduja é ingrediente coringa da culinária calabresa / Bruno Lemos

É feita à base de carne de porco e peperoncino, a pimenta calabresa.

Pode ser utilizada em tudo. Nós a saboreamos como antipasto no pão, como ingrediente na pizza (em harmonização com a ricotta) e até no sorvete (o de pistacchio é mais gostoso!). É picante, mas nada que nos fizesse soltar fogo pelas ventas.

Quer mais detalhes sobre a nossa viagem à Calábria? Em breve, a reportagem completa em nosso site!

Imagem de capa: Reggio Calabria / Bruna Pit

BRUNA PIT é jornalista especializada em Itália e fundadora de Pittoresca.

Para mais notícias Pittorescas, siga-nos nas redes: Instagram, Linkedin e Youtube.

Para apoiar o projeto Pittoresca, clique aqui.