PITTORESCA – Marche e os encantos da Itália central

30/08/2023

Não tão famosa quanto a Toscana ou a Sicília, mas igualmente fascinante: Marche é uma das joias da Itália central. Situada entre os Montes Apeninos e o Mar Adriático, a região tem como capital Ancona, um dos portos industriais mais importantes do Mediterrâneo. E não é só isso: como a cidade se moldou em formato de “cotovelo”, em Ancona o sol nasce e se põe sobre o mar.

Repleta de praias, montanhas e grutas, a geografia de Marche faz da região uma das mais versáteis da Itália para a prática de atividades esportivas e de bem-estar durante todo o ano.

Afora as belezas naturais, este antigo território, que abrigou diversos povos ao longo de milênios, hoje agrega grandes riquezas históricas, artísticas e culturais. Uma das maiores referências locais é Urbino, terra natal do pintor renascentista Raffaello Sanzio.

Ficou curioso para saber mais sobre a região? Confira a seguir seis curiosidades Pittorescas sobre Marche. As informações são de Italia.it, portal oficial de turismo do governo italiano.

Cidade de Urbino é uma das principais referências em história, arte e cultura de Marche /Italia.it

Terra de muitos povos

A presença humana em Marche teve origem no final do Paleolítico. Dentre os povos antigos que habitaram a região, estão os piceni, de origem itálica e os galli senoni, de origem celta, além de gregos e umbros. Durante a Idade Média, o território foi dividido entre bizantinos e longobardos, até a chegada dos francos.

Filhos ilustres: Leopardi e Sanzio

Rica em arte e cultura, Marche é a terra natal de dois grandes gênios italianos: do pintor renascentista Raffaello Sanzio (1483-1520), natural de Urbino e do poeta Giacomo Leopardi (1798-1837), nascido em Recanati.

Grutas esplêndidas

As grutas de Frasassi estão entre as mais visitadas na Itália. Descobertas em 1948, abrangem mais de 13 km de percurso subterrâneo, que inclui túneis com maravilhosas estalactites calcárias e lagos. Destaque para a Grotta Grande del Vento e o Abismo de Ancona.

Spiaggia delle due sorelle

Dupla de rochas ao fundo deu origem ao nome da praia “delle due sorelle” / Riviera del Conero

Uma das praias mais bonitas e Pittorescas da região de Marche. Situada na Riviera del Conero, província de Ancona, seu acesso é feito apenas por mar. Espremida entre o verde paralisante do Monte Conero e as águas cristalinas do mar Adriático, a Spiaggia Delle Due Sorelle [Praia Das Duas Irmãs] tem este nome porque as duas grandes rochas que emergem do mar lembram a figura de duas freiras em oração.

Varanda de Marche

Um dos lugares “secretos” mais fascinantes de Marche é, sem dúvidas, Cingoli. Este pequeno vilarejo medieval, apelidado de “Varanda de Marche”, está entre os mais bonitos da Itália. A fama faz jus ao nome: das muralhas do castelo da cidade, a imensidão da vista é de encher os olhos.

Sabor marchigiano

Com uma culinária cheia de personalidade, a gastronomia marchigiana acumula produtos com os selos europeus de qualidade e origem DOP (Denominação de Origem Protegida) e IGP (Indicação Geográfica Protegida). Dentre as tipicidades com estas marcas está o ciauscolo, um salame de carne de porco IGP. Outro destaque são as famosas azeitonas Ascoli, cuja variedade Tenera Ascolana DOP pode ser saboreada fresca na região.

Marche também é a terra das lentilhas de Castelluccio IGP e do delicioso pão crescia.

Imagem de capa: Italia.it

BRUNA PIT é jornalista especializada em Itália e fundadora de Pittoresca.

Para mais notícias Pittorescas, siga-nos nas redes: Instagram, Linkedin e Youtube.

Para apoiar o projeto Pittoresca, clique aqui.