PITTORESCA – Curiosidades do carnaval italiano que vão muito além de Veneza

21/02/2022

Assim como no Brasil, o carnaval está entre as festas anuais preferidas na Itália. Muito além da famosa festa de Veneza, o país é rico em tradições que se espalham por todo o seu território. Celebração ambrosiana, carnaval em dezembro, Batalha das Laranjas, Arlecchino & Colombina, doces que são “mentiras”: conheça algumas peculiares do carnaval italiano.

Carnaval romano x carnaval ambrosiano

Em grande parte da Itália, comemora-se o carnaval de acordo com o Rito Romano (o mesmo seguido no Brasil): o carnaval acontece 40 dias antes da Páscoa.

No país europeu, a data é contada a partir de quinta-feira, conhecida como “giovedì grasso”, que neste ano cai em 24 de fevereiro. Prossegue-se com a terça-feira de carnaval, chamada de “martedì grasso” (1º de março) e, por fim, a quarta-feira de cinzas, ou “mercoledì delle Ceneri” (2 de março).

Milão, por sua vez, celebra o carnaval segundo o Rito Ambrosiano. Isso porque Santo Ambrósio, que estava distante da capital lombarda, pediu aos fiéis que aguardassem seu retorno para que pudessem comemorar a data. Em 2022, o carnaval ambrosiano terá início na quinta-feira, dia 3 de março (“giovedì grasso”) e se encerrará no domingo posterior ao sábado de carnaval (ou “sabato grasso”), em 6 de março.

Muito além de Veneza

Veneza não é a única cidade italiana a ter um carnaval famoso mundo afora.

Carro alegórico em Viareggio / Carnevale Viareggio.it

A pequena Viareggio, na província de Lucca, na Toscana, oferece, ao lado de Veneza, um dos 10 melhores carnavais do mundo – não é à toa que é conhecida como a “citadella del carnevale” (ou a “cidadezinha do carnaval”). É pioneira nos carros alegóricos feitos com “cartapesta” (papel machê): o primeiro é de 1925. Outro símbolo carnavalesco de Viareggio são as máscaras de Burlamacco e Ondina: criados pelo designer futurista Uberto Bonetti, os personagens apareceram no carnaval pela primeira vez em 1931. As cores vermelho e branco de Burlamacco representam os guarda-sóis nas praias da cidade, enquanto Ondina representa o verão em Viareggio. A cidade está em festa desde domingo (20). Veja a programação completa do carnaval 2022 em Viareggio aqui.

Acireale, na província de Catânia, na Sicília, tem o título de “o mais bonito carnaval da região” desde 1970. Ainda que não seja uma tradição exclusiva da cidade, os carros alegóricos feitos com flores frescas são um dos pontos altos da festa: à noite, ficam ainda mais bonitos com as milhares de lâmpadas e luzes que os enfeitam. As festividades têm início nesta quarta-feira (23). Veja a programação completa do carnaval 2022 em Acireale aqui.

Batalha das Laranjas em Ivrea / Alessio Avetta / Storico Carnevale.it

Sem dúvidas, um dos carnavais mais pitorescos do mundo é o da cidade de Ivrea, província de Turim, no Piemonte. Seu ponto forte ocorre com a Batalha das Laranjas, onde laranjas são arremessadas pelos “arancieri” contra as carroças em exibição. A cena é uma representação de uma revolta popular ocorrida na cidade contra o seu tirano. Em 2022, o carnaval em Ivrea segue cancelado.

Máscaras de carnaval: uma tradição regional

A tradição de se fantasiar com máscaras de carnaval na Itália tem origem na Idade Média: com classes sociais rigidamente estruturadas no período, durante as festividades carnavalescas a população podia se libertar e “ser” o que quisesse: o pobre podia se vestir de rico, a mulher, de homem, o servo, de senhor feudal.

O costume de usar máscaras durante o carnaval é tão enraizado na cultura popular italiana, que cada cidade ou região tem a sua. Dentre as mais conhecidas, estão:

Pulcinella
Símbolo da cidade de Nápolis e da região da Campania, Pulcinella é um servo com temperamento contraditório: pode ser bobo ou astuto, covarde ou corajoso. Seu prato preferido é o macarrão com molho de tomate. Tal como os napolitanos, seus gestos são vívidos.

Arlecchino
Representante de Bergamo, na Lombardia, nasceu na parte baixa da cidade. Apresenta-se como um servo humilde, dotado de pouco intelecto. No entanto, é uma máscara acrobática com gestos e fala complexa, onde estão inseridos outros dialetos além do bergamasco.

Colombina
Natural de Veneza, é a única máscara feminina italiana. É viva, graciosa e mentirosa. É muito leal à sua senhora, podendo revidar com tapas naqueles que lhe faltarem com respeito.

Máscara no Carnaval de Veneza / Instagram Venice Carnival Official

Pouco conhecidas no Brasil, temos as máscaras:

Meneghino
Máscara típica dos milaneses, Meneghino é um servo rude e experiente, que apesar da imensa vontade de se tornar livre, não foge quando precisa ficar ao lado de seu povo. É um amante da boa mesa.

Rugantino
Personagem romano, é fanfarrão e mentiroso, sempre envolvido em confusão. Seu nome deriva de “rugare”, ou seja, “resmungar”.

Ti conosco, mascherina!

Expressão muito falada no carnaval na Itália, “Ti conosco, mascherina!” [“Te reconheço, mascarado!”, em tradução livre, ou “sei quem você é”, de modo mais significativo] tem origem medieval, quando as pessoas podiam se vestir de modo diverso do habitual. Nesse caso, as aparências não enganam.

Carnaval mais longo e o mais antigo

A Itália tem entre suas festividades carnavalescas as celebrações mais longas e mais antigas do mundo.

O carnaval com maior duração no país é o de Putignano, na Puglia, com início em 26 de dezembro e encerramento na quarta-feira de cinzas. Veja a programação completa do carnaval de Putignano aqui.

Carnaval em Fano /Carnevale di Fano.it

Apesar de estar entre os carnavais mais antigos do mundo, a festividade em Putignano é superada em idade pelo carnaval de Fano, em Marche, cujos registros datam de 1397. Veja a programação completa do carnaval de Fano aqui.

Doces carnavalescos

Cenci de carnaval / Firenze Made in Tuscany

É habitual na Itália que as festas populares tenham os seus pratos típicos. Com o carnaval não é diferente: neste caso, os destaques ficam com os doces.

Esses deliciosos símbolos do carnaval italiano também entram na brincadeira e são chamados de chiacchiere [“papo furado”] na Lombardia, Sicília, Puglia, Sardegna e Campania, de bugie [‘mentiras”], no Piemonte, ou ainda de cenci [trapos] na Toscana.

Não importa o nome: o importante é que os doces carnavalescos estejam dourados, sejam servidos frios e, de preferência, fritos – ainda que haja versões feitas no forno.

Imagem de capa: personagem Farinella no carnaval de Putignano /Carnevale Putignano.it

BRUNA GALVÃO é jornalista especializada em Itália / bruna.galvao@agenciacerne.com.br