Petróleo: commodity desvaloriza mais de 2% nesta segunda-feira

27/10/2008

SAFRAS (27) – Os receios crescentes de que a economia global esteja caminhando para uma recessão continua gerando queda nos contratos futuros do petróleo, mesmo após a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) ter informado, na sexta-feira, que cortará sua produção diária em 1,5 milhão de barris, como forma de tentar reverter a queda dos preços. A Arábia Saudita, maior produtora da Opep, irá reduzir sua produção em 466 mil barris por dia.

A organização ressaltou em comunicado que "a crise financeira já está tendo um notável impacto sobre a economia mundial, o que reflete em redução da demanda por energia, em geral, e, em particular, do petróleo". Além disso, as previsões indicam que a queda na demanda irá se acentuar, apesar da aproximação do inverno no hemisfério norte, disse a Opep.

O cartel analisou ainda que os preços do óleo tiveram uma "queda dramática, sem precedentes na velocidade e amplitude", o que coloca em risco muitos projetos existentes na área de petróleo, que podem ser adiados ou mesmo cancelados.

Há pouco, o petróleo WTI para dezembro desvalorizava 2,27%, em Nova York, aos US$ 62,69, enquanto o Brent, em Londres, descia 2,12%, aos US$ 60,73. As informações são da Agência Leia.

 

Fonte:
Último Segundo