Petrobras vai construir 146 navios de apoio
09/01/2009
RIO, 12 de maio de 2008 – A Petrobras vai encomendar a construção de 146 navios de apoio à produção de petróleo em mar. O presidente da companhia, José Sérgio Gabrielli, anunciou que o programa começa no próximo dia 26, com o lançamento de um edital para a compra de 24 embarcações deste tipo. Um programa parecido para a compra de sondas também está nos planos da empresa, bem como a construção de mais uma refinaria.
O programa de encomenda de embarcações de apoio será executado em seis anos. Cada embarcação deverá gerar 500 postos de trabalho, segundo a Petrobras. Cerca de 3,8 mil pessoas serão contratadas para ocupar cargos de tripulantes quando as embarcações estiverem prontas, em 2014, segundo a previsão inicial. Empresas estranegeiras serão chamadas a participar da licitação, mas o conteúdo nacional de toda a nova frota deverá alcançar, por contrato, entre 70% e 80% do investimento, dependendo do tipo de embarcação.
Tantos projetos novos refletem as crescentes descobertas com grandes reservas de petróleo e gás, sobretudo na região da camada pré-sal. As descobertas requerem mudanças no gordo plano de investimentos da petroleira, de US$ 50 bilhões, como frisou Gabrielli.
“Esses investimentos significam compras para o País, que podem gerar investimentos em vários setores como mecânico, naval, siderúrgico, de engenharia, serviços, que exigem o esforço de tecnologias avançadas. Exige equipamentos e uma indústria naval poderosa”, disse, lembrando do recente programa de “superpetroleiros” encomendados pela Transpetro, braço da estatal para a área de transporte. A indústria petroleira vai precisar também de rebocadores.
Fonte:
(Sabrina Lorenzi – GZM)
Invest News