Petrobras reajusta gasolina em 10% e diesel em 12%
09/01/2009
SÃO PAULO _ A Petrobras anunciou há pouco reajuste para os combustíveis que entra em vigor para as distribuidoras a partir da meia-noite de hoje nas refinarias. A companhia estatal elevou em 10% a cotação da gasolina e em 12% os preços do diesel.
Segundo comunicado distribuído à imprensa, para o consumidor a companhia estima que o impacto seja menor porque os ajustes anunciados não incidem sobre os impostos, nem sobre os 25% de álcool que é misturado à gasolina, nem sobre as parcelas de distribuição e revenda, que nesta estimativa foram considerados constantes.
A Petrobras lembra que tem ingerência sobre apenas uma parcela na formação do preço final ao consumidor: o preço nas suas refinarias, sem os tributos, sem álcool e sem as parcelas de distribuição e revenda.
Sobre o valor que a Petrobras recebe pela venda da gasolina, cerca de 30% do preço pago na bomba, são acrescidos os tributos estaduais (ICMS) e federais (CIDE e PIS/COFINS).
De acordo com a companhia, os ajustes de preços foram definidos levando em consideração “um novo patamar de preço do petróleo, dentro de uma perspectiva de médio e longo prazos, e estão em linha com as premissas definidas no Plano Estratégico de manter parametrizados os preços dos derivados ao mercado internacional”, segundo o comunicado.
O último reajuste da gasolina e do óleo diesel aconteceu em novembro de 2004. O Banco Pactual calculou a defasagem nos preços da Petrobras _ diante das recentes altas na cotação do petróleo no mercado internacional _ em 50% na gasolina e 30% no diesel, segundo matéria veiculada hoje no Valor Econômico.
Fonte:
Valor Economico
9/9/2005