Petrobras descobre reserva de óleo
09/01/2009
RIO – A Petrobras descobriu óleo leve em um poço no bloco BM-S-21, em águas profundas na camada de pré-sal na Bacia de Santos. A companhia detém 80% do bloco, em sociedade com a portuguesa Galp Energia.
O poço 1-BRSA-526-SPS está localizado a 280 quilômetros da costa do Estado de São Paulo, em lâmina d’água de 2.234 metros e com profundidade, a partir do leito marinho, de 5.350 metros.
De acordo com nota divulgada pela Petrobras, o consórcio dará continuidade às atividades e investimentos necessários para a verificação das dimensões da jazida e das características dos reservatórios de petróleo, e está elaborando o Plano de Avaliação de Descoberta para ser encaminhado à Agência Nacional do Petróleo (ANP).
A descoberta é mais um indício de que a área do pré-sal – reservatórios de óleo leve que ficam abaixo de uma camada de sal existente alguns quilômetros abaixo do leito do mar – pode conter uma grande reserva de petróleo de alta qualidade.
Indícios de que a região, que se estende do litoral de Santa Catarina ao Espírito Santo, pode possuir uma mega-reserva levaram o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) a retirar 41 blocos situados na área da Nona Rodada de Licitações da ANP, realizada no fim de novembro.
Fonte:
Rafael Rosas
Valor Online