Pesquisa aponta que inadimplência do consumidor sobe 8% em 2008
16/01/2009
Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (15) pela Serasa aponta que o nível de inadimplência do consumidor brasileiro apresentou alta de 8% em 2008, na comparação com o ano anterior.
Na avaliação do assessor econômico da Serasa, Carlos Henrique de Almeida, a diminuição da renda dos consumidores, afetada pela inflação nos itens básicos, influenciou a alta da inadimplência, que deve aumentar em 2009, devido as contas sazonais como IPTU, IPVA, matrícula e material escolar.
Ele também destacou o aumento da taxa Selic (juro básico definido pelo Banco Central), que subiu 2,5 pontos porcentuais no ano, e a elevação dos juros devido às incertezas dos mercados frente à crise financeira mundial. 'Isso penalizou, principalmente, os consumidores assíduos na utilização do cheque especial e do rotativo do cartão de crédito', explica.
Ranking
De acordo com o estudo, as dívidas com bancos foram o principal fator de impulso da inadimplência em 2008, com uma participação de 43,2% no indicador, sendo que, no ano anterior, esta participação era de 40,1%. No segundo lugar do ranking de representatividade da inadimplência dos consumidores ficaram as dívidas com cartões de crédito e financeiras, apresentando representação de 33,7%, sendo que em 2007 este índice era de 30,2%.
Cheques devolvidos, cuja participação saiu de 27,2% no ano anterior, para 21% em 2008, ocupa a terceira colocação na pesquisa. Em último lugar, ficaram os títulos protestados, com 2,2% de representação na inadimplência, menor do que os 2,6% registrados no ano anterior.
Fonte:
Correio
(Com informações do G1)