Pequenas empresas poderão contar com recursos de ministérios e bancos
09/01/2009
SÃO PAULO – O secretário do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Carlos Gastaldoni, anunciou nesta segunda-feira (02/08) que o governo pretende disponibilizar maior volume de recursos às micro e pequenas empresas.
A ampliação do acesso ao crédito deverá se dar, sobretudo, por meio dos arranjos produtivos locais (APLs) – “aglomerados de empresas que trabalham próximas e dentro de uma mesma cadeia produtiva”, segundo Gastaldoni. Com isso, a expectativa é de que seja estimulada a competitividade entre as MPEs.
Ministérios e bancos apóiam APLs
Para alcançar suas metas, o governo está envolvendo diversos ministérios e bancos oficiais no sistema de arranjos produtivos locais. De acordo com Gastaldoni, os ministérios do Desenvolvimento, da Integração, do Planejamento e o da Ciência e Tecnologia, juntamente com todos os bancos oficiais, estarão permanentemente apoiando os arranjos produtivos.
O secretário destacou ainda que os 400 APLs existentes no país estão sendo reorganizados. Um mapeamento dos arranjos já foi realizado e, em seguida, o governo planeja estimular o desenvolvimento regional, identificando lideranças locais e ajudando a competência local a se constituir.
Info Money