Pedidos de seguro-desemprego superam 5 milhões na Espanha
04/03/2013
O número de pedidos de seguro-desemprego aumentou 1,2%, ou em 59.444 na Espanha em fevereiro na comparação com janeiro, a menor alta para o mês desde 2008, mas o total de pessoas sem emprego superou a marca de 5 milhões pela primeira vez no país. Os números foram divulgados nesta segunda-feira pelo Ministério do Emprego e da Seguridade Social.
Na comparação com fevereiro do ano passado, os pedidos de seguro-desemprego aumentaram 7%, ou 328.124 pessoas, de acordo com o ministério.
O desemprego na Espanha está em 26%, segundo números do fim de dezembro. Apenas a Grécia tem taxa maior de desemprego na Europa. Entre os jovens espanhóis o quadro é ainda pior que o da média da população, pois o desemprego passa de 50% nessa faixa etária.
O jornal "El País" lembra que o aumento divulgado hoje é o menor para o mês de fevereiro desde 2008, porém a desaceleração é de pouco consolo para os que acabam de perder seu trabalho. Ainda segundo o diário, as comunidades autônomas mais afetadas pelo corte de vagas foram as de Andaluzia e Madri.
Fonte:
valor economico