Passagens aéreas devem subir 15,3%

09/01/2009

As maiores empresas de turismo no Brasil viram seus faturamentos crescerem, em média, 14,8% no ano passado, segundo pesquisa encomendada pelo Ministério do Turismo à Fundação Getúlio Vargas (FGV).

De acordo com o levantamento, que ouviu 92 grupos do ramo, o setor movimentou R$ 34,1 bilhões em 2007. Neste ano, a expectativa é de expansão ainda maior no setor: 16,7%. As companhias aéreas são as mais otimistas e projetam acréscimo de 33,6% nas contas.

Mas o aumento dos lucros das empresas de aviação pode pesar no bolso dos passageiros. Pelo estudo da FGV, as passagens devem subir 15,3% em 2008.

O possível acréscimo nos preços é, para José Francisco de Salles Lopes, diretor de estudos e pesquisas do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), uma recuperação de perdas. “Mas isso é uma mera expectativa. Nada diz que eles vão conseguir fazer esse repasse de preços”, pondera.

Segundo Lopes, o crescimento do setor já é visto nos primeiros meses do ano. “Os assentos em vôos internacionais aumentaram 15,06% em janeiro e fevereiro em comparação com o mesmo período de 2007”, afirma.

Pelas estatísticas mais recentes, os empresários que vivem do turismo no Brasil têm motivos para celebrar. No primeiro bimestre, a visita de estrangeiros a Foz do Iguaçu cresceu 11,18% frente aos mesmos meses do ano passado.

Fonte:
Brasilia Tempo Real