Participação de mercado da Vivo volta a cair, TIM avança
09/01/2009
SÃO PAULO (Reuters) – A fatia da Vivo na base de usuários de telefonia celular do Brasil voltou a cair em julho, desta vez para 30,77 por cento, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Os números também mostram novo avanço da TIM em direção ao primeiro lugar do ranking, com 24,57 por cento.
No mês anterior, em junho, a Vivo tinha 31,09 por cento, enquanto a TIM respondia por 24,36 do mercado.
A Vivo, que já chegou a deter participação de 56 por cento do mercado brasileiro, vem continuamente perdendo terreno desde pelo menos abril de 2005 (quando a Anatel passou a disponibilizar a posição das operadoras e a empresa tinha fatia de 38,82 por cento).
Já a segunda maior operadora em número de usuários, TIM, do grupo Telecom Italia, vem crescendo desde novembro do ano passado, quando tinha 23,01 por cento, contra 35,40 por cento da Vivo.
Em julho, a operadora italiana reduziu a distância que a separa da empresa controlada pelos grupos Telefónica e Portugal Telecom a 6,2 pontos percentuais.
O Morgan Stanley divulgou nota nesta quinta-feira afirmando que prevê uma mudança no primeiro lugar do mercado brasileiro de telefonia celular no final do primeiro semestre de 2007. O banco afirma que a performance da Vivo está decepcionando em termos de adições líquidas frente à TIM e à Claro, do grupo mexicano América Móvil .
Segundo o Morgan, enquanto a Vivo teve participação em adições de novos clientes de 7,9 por cento em julho, a TIM obteve 39,5 por cento e a Claro 25,7 por cento.
Em julho, segundo os dados da Anatel, a Claro manteve a terceira posição no mercado, com fatia de 22,87 por cento, ligeira evolução ante os 22,83 por cento de junho.
Em quarto aparece a Oi, do grupo Telemar, com market share de 13,19 por cento em julho, ante 13,12 por cento em junho.
Fonte:
Reuters
Alberto Alerigi Jr.