Para Lula, fluxo comercial entre Itália e Brasil crescerá

10/11/2009

SÃO PAULO  – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (10) que é preciso estabelecer um acordo estratégico entre os governos brasileiro e italiano para aumentar o fluxo comercial e os investimentos bilaterais.  O pronunciamento foi feito durante o II Fórum Econômico Brasil-Itália, iniciado hoje em São Paulo e que conta com a presença de uma delegação de 400 empresários do país europeu. 

Lula disse que os problemas precisam ser solucionados a partir da inovação e que o fluxo comercial entre as duas nações é pequeno. Segundo ele, ainda há muito a fazer nessa área.  Durante o discurso, o mandatário brasileiro falou da necessidade de as relações bilaterais serem equilibradas. "A balança comercial tem que ser uma via de duas mãos", explicou. 

A harmonia serviria "para que os dois países se sintam tão-só confortáveis nessa relação". De acordo com Lula, Brasil e Itália estão "confortáveis" no tocante "a esse equilíbrio". 

O presidente também falou da imigração europeia, dizendo que os brasileiros aprenderam muito com os italianos. Com essas palavras, o mandatário arrancou aplausos da audiência. 

O ministro do Desenvolvimento Econômico da Itália, Claudio Scajola, também participou do evento. Ele falou do estabelecimento de uma "aliança estratégica" que facilite às empresas italianas participarem dos programas de infraestrutura promovidos pelas autoridades brasileiras. 

Segundo Scajola, o governo do premier Silvio Berlusconi "quer potencializar a cooperação com nosso principal sócio na América do Sul, o Brasil, que é um farol para a região".

 

Fonte:
DCI