OceanAir passa a usar o nome da Avianca

27/04/2010

Com a proposta de formar a maior companhia aérea na América Latina em número de rotas, a OceanAir passa a usar o nome da colombiana Avianca. As duas empresas são do grupo Synergy, de propriedade do empresário German Efromovich, boliviano naturalizado brasileiro que também tem negócios no setor da construção naval.

Para marcar a troca de nome, a empresa apresentou ontem no aeroporto de Congonhas o primeiro Airbus A319 já com a logomarca da Avianca pintada na fuselagem. A encomenda ainda prevê o recebimento de mais três aviões do mesmo modelo ao longo deste ano, em maio, junho e até dezembro. O investimento total neste ano chega a US$ 250 milhões, sendo a maior parte nas aeronaves.

De acordo com o presidente da Avianca Brasil, José Efromovich, irmão de German, a ampliação da oferta de assentos em 30% fará com que a empresa passe da participação de 2,2% no mercado nacional de aviação para 4% no fim do ano. Em março, a TAM detinha 42,38% do mercado doméstico, seguida pela Gol/Varig, com 41,32%, Webjet, 6,37%, e Azul, 5,17%.

– Mas não vamos lutar desesperadamente por participação de mercado – afirmou José Efromovich.

O executivo disse que não pretende colocar a companhia em guerra tarifária e que busca todo tipo de passageiro. A empresa alinhava com um banco focado no segmento popular um programa para parcelar passagens aéreas em 24 meses. Atualmente, o parcelamento máximo é de seis vezes.

Na avaliação do diretor executivo da Avianca Brasil, Renato Pascowitch, a nova classe média no país representa um mercado de cerca de 40 milhões:

– Cada um poderia fazer meia viagem por ano. Seriam 20 milhões de trajetos, algo como o atual mercado.

Até o fim do ano, a projeção da Avianca é transportar 240 mil passageiros mensais em dezembro no país. Em igual mês de 2009, foram 180 mil passageiros. Os A319 chegam para ampliar a frota de 14 MK-28 (conhecido como Fokker-100), adquiridos em 2002 da American Airlines e que só serão substituídos quando o custo de manutenção se tornar inviável. O novo avião, vindo diretamente da fábrica na Europa, fará a sua estreia nesta semana na rota Porto Alegre, São Paulo (aeroporto de Guarulhos), Brasília e Salvador.

Fonte:
Zero Hora