OCDE antevê sinais de abrandamento na Alemanha e em Itália
08/09/2014
De acordo com o relatório dos Composite Leading Indicators (CLI), elaborados pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico, os sinais de um crescimento estável mantêm-se para os Estados Unidos, Canadá e Reino Unido, confirmando-se um cenário de 'interrupção' temporária no momentum económico (dinâmica) do Japão (devido à alteração fiscal que já penalizou o PIB do segundo trimestre e deverá ter impato até final do ano).
Na Europa, além dos casos de enfraquecimento ou desaceleração, respetivamente, em Itália e na Alemanha, as perspetivas permanecem estáveis no conjunto da zona euro, onde o indicador de tendência passou dos 100,91 (junho), para 100,83 pontos em julho.
O CLI da OCDE para Portugal – que tem vindo a descer desde março passado – desceu de 101,73, em junho, para 101,46 em julho, ou seja ao nível do observado em dezembro de 2013, de acordo com os dados da organização liderada por Angel Gurria.
À semelhança de outros indicadores compósitos, como o indicadores coincidentes do Banco de Portugal para a economia portuguesa, os CLIs (OCDE) procuram antecipar pontos viragem da tendência económica numa perspetiva de seis a nove meses.
Fonte:
Dinheiro Digital