O vaivém das commodities

09/01/2009

RENEGOCIAÇÕES
As renegociações das dívidas dos produtores paranaenses que tinham CPR física foram feitas com taxa anual de 21% (a Selic está em 19,75%). Já as com CPR financeira tiveram taxas de 28% a 30%.

ACIMA DA CONAB
Os números da cana-de-açúcar da Conab estão subestimados, segundo Julio Maria Borges, da JOB. O total da cana disponível para moagem no centro-sul nesta safra será de 360 milhões de toneladas -e não de 342 milhões, como prevê o órgão oficial.

PERDENDO FORÇA
Os preços do leite perdem força devido a vendas estagnadas e captação maior. Os preços subiram apenas 0,48% em junho, segundo o Cepea.

RECUPERAÇÃO
Após fortes quedas em Chicago, a soja fechou ontem com alta de 0,8%, mas tem queda de 9% em sete dias.

ACERTOS
O mercado internacional começa a assimilar os dados atuais de oferta e demanda de café. Nos últimos 30 dias, o produto teve recuo de 15% na Bolsa de commodities de Nova York. Mesmo assim, ainda mantém alta de 44% sobre os preços do mesmo período de 2004. Em Minas Gerais, a saca já está abaixo de R$ 300.

PREÇOS NOS EUA
Os americanos recebem preços agrícolas menores neste ano do quem em 2004. Os dados preliminares do Usda deste mês mostram redução média de 6,25% nos preços recebidos pelos agricultores.

SUSTENTABILIDADE
Nunca se falou tanto em sustentabilidade. O desenvolvimento sustentável deve seguir a preservação, retorno econômico e responsabilidade social, disse José Airton Fideles no encontro de plantio direto em Tangará da Serra (MT).

NA MESA
Certificadoras de bovinos e frigoríficos discutem hoje as exigências da União Européia sobre rastreabilidade.

MONSANTO
O lucro líquido da Monsanto foi de US$ 47 milhões no terceiro trimestre fiscal.

Folha de S.Paulo
30/6/2005