Número de internautas do Brasil mais que dobra desde 2000

09/01/2009

SÃO PAULO (Reuters) – O número de pessoas com acesso à Internet em suas casas no Brasil mais que dobrou desde 2000, passando de 9,8 milhões para 21 milhões, anunciou na sexta-feira a empresa de pesquisa Ibope//NetRatings.

Os internautas que acessam a Web pelo menos uma vez por mês (usuários ativos) a partir de suas residências aumentaram ainda mais no período, em 168 por cento, passando de 5,1 milhões de pessoas em setembro de 2000 para 13,6 milhões até o mês passado.

Isoladamente, setembro apresentou alta de 14 por cento na base de usuários residenciais ativos em relação ao mesmo mês do ano passado, informou a empresa em comunicado.

O tempo de navegação em setembro, de 20 horas e 27 minutos, foi 27 minutos superior ao de agosto, e duas horas e 57 minutos acima do registrado no mesmo período de 2005. Com isso, o Brasil continua na liderança em termos de tempo de uso da Internet ante os 10 países pesquisados pela companhia.

Em segundo lugar, aparece o Japão, com 18 horas e 22 minutos em setembro; seguido por França, com 17 horas e 43 minutos; e Estados Unidos, com 17 horas e 8 minutos, conforme o ranking da Ibope//NetRatings, que mede o mercado brasileiro de Internet desde 2000.

Segundo o relatório, o destaque no período de seis anos, em termos de público que navega pela Web, é o crescimento da participação das mulheres na base de internautas do país. A fatia do público feminino avançou de 42 por cento em setembro de 2000 da audiência residencial para perto de 49 por cento no mês passado.

“A presença significativa de mulheres na Internet brasileira segue um movimento já observado no mercado americano, onde são a maioria. Isto é mais um indicador da maturidade do meio interativo brasileiro e reforça a Internet como canal publicitário”, afirmou no relatório o coordenador de análise do Ibope Inteligência, Alexandre Sanches Magalhães.

“A Internet está crescendo onde sempre foi mais frágil. Tanto alguns grupos minoritários, como as mulheres e os idosos, quanto os assuntos que eram menos procurados”, disse Magalhães, citando como tópicos viagens e automóveis.

O Ibope//NetRatings é uma joint venture entre o instituto Ibope e a Nielsen//NetRatings.

Fonte:
Reuters Brasil