Número de e-consumidores deve crescer 40% nos próximos cinco anos
09/01/2009
SÃO PAULO – Devido à adesão da classe C às compras pela Internet, o número de consumidores on-line deve crescer 40% nos próximos cinco anos. A constatação foi feita pela Câmara-e.net.
De acordo com dados do instituto e-bit, a participação dos e-consumidores com salário até R$ 1 mil subiu de 6%, em 2001, para 8% neste ano. Já os internautas com renda até R$ 3 mil também aumentaram o volume de compras na internet, de 32% para 37% no período.
O total de pessoas que já compraram pela rede no Brasil aumentou em 5,75 milhões no primeiro semestre de 2006 e a projeção é de que, até o final do ano, o País tenha 6,8 milhões.
Crescimento atrai fraudes
Enquanto os dados apontam para um crescimento no número de compradores online, percebe-se que as tentativas de fraudes na Internet também estão aumentando. Segundo o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.Br), os incidentes na Internet subiram 20% no último trimestre, com relação ao anterior.
O especialista em fraudes digitais Sérgio Leandro acredita que o aumento estará ligado aos novos consumidores da classe C. “Pois esse público ainda não possui conhecimentos adequados para distinguir o que pode ser uma ameaça ou não”.
Busca por dados de usuários
Para Leandro, a idéia que se tem é de que o vírus invade o computador para destruir as informações, mas os fraudadores os aplicam com outro objetivo. “Por meio de e-mail, falsos portáteis invadem e se instalam na máquina, realizando um trabalho de espião”.
Ainda de acordo com ele, a cada acesso do usuário a uma página que solicite seus dados pessoais e senha, o vírus registra cópia das informações para depois o hacker realizar a fraude efetiva.
Ataques virtuais
O worm – vírus que se propaga automaticamente e envia cópia de si mesmo de computador para computador por meio de e-mails e conexões – representa mais da metade (59%) de todos os ataques virtuais notificados (60 mil).
Segundo Leandro, para não cair nesta e outras armadilhas dos hackers, as pessoas não devem executar nenhum arquivo enviado por e-mail sem ter certeza de que condiz com alguma ação previamente esperada. “Mantenha seu antivírus sempre atualizado; Cuidado com as comunidades virtuais, principalmente com os links que pedem para baixar fotos ou que o convide para outras comunidades”, disse o especialista.
Com relação às compras online ou internet banking, ele recomenda a verificação do endereço da página observando o endereço real no canto inferior esquerdo do browser e se as informações estão asseguradas, com um pequeno cadeado que aparece no canto inferior direto.
Fonte:
Info Money