Novo passaporte começa a ser emitido a partir de hoje em Brasília e Goiânia

09/01/2009

São Paulo, 18 de dezembro de 2006 – A Polícia Federal começa a emitir nesta segunda-feira, 18/12, em Brasília e em Goiânia, o novo modelo de passaporte comum. “Além de mudar da cor verde para a azul, padrão estabelecido pelo Mercosul, o novo modelo contará com novidades hightech que dificultarão a falsificação”, afirma Filemeon Menezes, gerente do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), responsável pelo projeto. Segundo a Polícia Federal, gradualmente o novo passaporte será implementado nas demais unidades do DPF (Departamento da Polícia Federal).

Na nova edição do documento serão incluídos 16 itens de segurança . “As mudanças seguem as normas internacionais estabelecidas pela ICAO (Aviação Civil Internacional), agência internacional ligada à ONU (Organização das Nações Unidas), que normatiza aviação civil, vistos e documentos de viagem”, explica Menezes.

Mesmo com implantação do novo modelo, ninguém será obrigado a renovar o documento de imediato, explica o delegado da Polícia Federal. “Os passaportes em circulação continuam válidos até o prazo normal de seu vencimento, ou seja, até cinco anos após sua expedição”, garante Galloro.

Além da instituição da caderneta de viagem, o projeto do novo passaporte contará com um completo sistema de controle a ser instalado em todos os portos, aeroportos e pontos de fronteira, que agora terão leitura mecânica desses documentos na fiscalização do tráfego internacional.

Os vistos emitidos nos passaportes antigos ou passaportes expirados continuam a valer normalmente. A única recomendação é que o passaporte antigo seja apresentado junto com o novo, no momento da checagem migratória tanto no Brasil como no exterior.

Fonte:
Uol