Novo idioma e pós-graduação são prioridades para latino-americanos em 2014, diz pesquisa
11/02/2014
Os profissionais da América Latina já tem planos traçados para 2014. Segundo uma parcela da empresa de recrutamento Page Personnel, entre as metas estão fazer uma pós-graduação e promover uma viagem de intercâmbio
O estudo consultou, em dezembro e janeiro, 800 profissionais que atuam no Brasil, Chile e México e ocupam cargos de analista, assistente, técnico, gerente e coordenador.
De acordo com o levantamento, metade dos profissionais latino-americanos pretendem aprender outra língua em 2014.
No Brasil, 53% dos entrevistados afirmaram que pretendem adquirir novos conhecimentos em outra língua. No Chile, o percentual foi de 49%, ante 48% no México.
O segundo item mais mencionado (34%) foi a pós-graduação. Os brasileiros são os que mais desejam participar de um curso de extensão universitária (42%). Logo após, aparecem os mexicanos, com 32%, e chilenos, com 29%.
"Com a falta de profissionais qualificados no mercado de trabalho, buscar mais qualificação é uma iniciativa mais que necessária para quem pretende conquistar novos objetivos na carreira. Esses dados mostram que as pessoas estão preocupadas com seu desenvolvimento e dispostas e muda esse quadro", explica Roberto Picino, diretor da Page Personnel.
Segundo o levantamento, 28% dos entrevistados dizem planejar reforçar, melhorar e intensificar suas relações com colegas de trabalho e profissionais de suas áreas. Os mexicanos são os mais entusiasmados (34%), a frente dos brasileiros (30%) e dos chilenos (20%).
Investimentos em coaching estão nos planos de 15% dos latino-americanos-20% dos mexicanos, 18% dos brasileiros e 7% dos chilenos.
Os chilenos também tiveram o maior percentual de entrevistados que não tem nenhum plano para 2014 (2%). Brasileiros e mexicanos apresentaram o mesmo percentual: 2%.
Fonte:
Folha de S.Paulo