Novara: a porta do Piemonte econômico e turístico

09/01/2009

Graças à favorável posição geográfica e após numerosas mudanças, e do nascimento de novas infraestruturas que envolvem diretamente a cidade de Novara, esta se configurará em breve como a porta do Piemonte a nível econômico, comercial e também turístico.

Uma série de eventos, de correspondências e acontecimentos concomitantes levaram a prever para Novara este papel fundamental:

§ o sistema ferroviário de Novara está em transformação em função de três grandes projetos contemporâneos: a nova linha com alta capacidade Turim-Milão-Trieste, o projeto “Alp-Transit” sobre as diretrizes do “Gottardo” e o “Lötschberg-Sempione” em direção à Genova, o desenvolvimento do Centro “Interportual” de Mercadorias.
§ Reforça-se em tal cenário o papel de Novara como cruzamento de duas fundamentais diretrizes européias respectivamente em direção norte-sul (Rotterdam-Genova) e em direção leste-oeste (Barcelona-Lion-Kiev).

No ponto de intersecção entre estas linhas, Novara vem a dispor de uma estrutura de serviço logístico fundamental como um Centro Intermodal, para o qual o sistema da mobilidade descrita acima fornece as condições gerais para o aproveitamento total das potencialidades.
§ A alta capacidade vê em Novara o ponto crucial do tráfego proveniente do Norte da Europa pela proximidade com o aeroporto de Malpensa e a interconexão entre a Turim-Milão e a linha do “Sempione”.
§ A mesma rodovia A4 (Turim-Milão-Veneza) que liga as maiores cidades do Norte da Itália coloca em Novara a articulação principal para toda a comunicação do Norte-Oeste da Itália.
§ Acrescentamos ainda, o próximo deslocamento da Feira de Milão para “Rho”, a 15 minutos de Novara.
§ Por último lembramos novamente o elemento de propulsão econômica representado pelo aeroporto “Malpensa 2000”, que embora a localização “lombarda”, pode ser considerado totalmente, dada a proximidade, também como o aeroporto de Novara. Estão em curso projetos para potenciar as infraestruturas deste aeroporto, entre os quais a realização de uma linha direta, com alta velocidade, que ligue a cidade ao aeroporto. Muitas análises e principalmente o Plano de área de Malpensa, indicam as vantagens que a escala vai determinar sobretudo em relação a:
1. o acesso direto para as atividades locais ao sistema de transporte aéreo;
2. os efeitos atrativos em relação à tendência das instalações das atividades produtivas, sobretudo as de alto valor, que podem prever a utilização do transporte aéreo de mercadorias ou de pessoas;
3. as vantagens para algumas estruturas turísticas de nicho, especialmente no setor dos “meetings”, do turismo de negócios, do turismo temático.

Todos estes elementos ligados entre si darão o impulso à Província de Novara para crescer, buscando conjugar o desenvolvimento econômico e social com a memória da própria identidade, com o patrimônio da arte, da cultura, da natureza, da enogastronomia que esta possui e que a caracteriza.

Neste sentido se abrem novas perspectivas também no âmbito turístico; existirá uma vantagem importante para o nascimento de novas estruturas hoteleiras e extra-hoteleiras e uma re-qualificação completa do setor. Existirá também, um impulso para a valorização dos bens artísticos, dos naturalísticos e dos produtos típicos.

Para apresentar a Província de Novara, que se tornará um dos centros principais da Europa, a partir do próximo ano serão realizados planos de marketing de comunicação que utilizarão diversos instrumentos promocionais: campanhas de informação na imprensa e em jornais locais, seminários para operadores de turismo e jornalistas, “tours” educacionais para funcionários do setor turístico.

Informações : A.P.T.L. da Província de Novara
Tel 0039/0321 394059 – Fax 0039/0321 631063
e-mail: novaratl@tin.it