No Bric, mercado de ações brasileiro lidera ranking de valorização

09/01/2009

SÃO PAULO – Para os investidores estrangeiros, o mercado acionário brasileiro é o que apresenta maior rentabilidade dentre os países do chamado Bric (Brasil, Rússia, Índia e China), segundo estudo do banco HSBC.

De acordo com a pesquisa, somente neste ano a Bovespa acumula elevação de 40% em dólar, contra a alta de 20% da bolsa chinesa de Hong Kong. A Índia já subiu 17%, enquanto a Rússia tem o mais fraco desempenho, com perdas de 1% em dólares.

Vale destacar que o levantamento não considera a bolsa de Xangai, dado que a mesma não aceita capital externo. Se fosse incluída, a principal bolsa da China seria a campeã, com ganhos de 49% em 2007. O Banco Central do país asiático prevê um avanço de 10,8% no PIB (Produto Interno Bruto) chinês neste ano, ultrapassando o crescimento de 2006, de 10,7%.

Perspectivas
Já em relação à Bolsa brasileira, analistas interpretam que a tendência de valorização deve continuar neste ano. Depois de subir 22% no primeiro semestre, o Ibovespa bateu seu 28º recorde na semana passada, ficando acima dos 56 mil pontos pela primeira vez na história.

A agência de classificação de risco Austin Rating estima que o principal índice da Bovespa deve encerrar 2007 em 65 mil pontos. A projeção sugere um potencial de valorização da Bolsa em torno de 17,4% no segundo semestre.

Fonte:
Info Money