Net finaliza compra de fatia na Vivax em 60 dias
09/01/2009
BRASÍLIA (Reuters) – A Net, maior operadora de TV a cabo do país, espera finalizar em 60 dias a compra de uma participação minoritária na Vivax, segunda maior do setor.
Na quinta-feira, a Net anunciou um acordo para aquisição de fatia na Vivax e posterior compra do controle da companhia.
A etapa inicial da operação independe de autorização de órgãos reguladores e de concorrência, informou na sexta-feira o diretor financeiro da Net, Leonardo Pereira.
Concluída essa fase, a proposta de compra do controle da Vivax pela Net será avaliada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
O presidente da Vivax, Christopher Torto, acredita que a análise do negócio, pela Anatel, deverá durar até nove meses.
Segundo a Net, a participação da empresa combinada no mercado de TV por assinatura passará de 38 para 45 por cento. Juntas, as companhias têm cerca de 2 milhões de clientes de TV paga, além de 640 mil usuários de banda larga e outros 49,3 mil assinantes de telefonia fixa.
Para o presidente da Net, Francisco Valim, as autoridades não devem mostrar oposição ao negócio.
“Não entendemos que isso tenha nenhum impacto na concorrência… No mercado de voz a gente tem traço (de participação) e no mercado de banda larga nós vamos ter, após a consolidação, 14 por cento”, afirmou.
CONDIÇÕES
Na primeira parte da transação, a HTI –dona de 36,7 por cento do capital social da Vivax– trocará cada ação da Vivax que detém por 0,5678 ação preferencial da Net.
Depois disso, há duas opções para a compra do controle: incorporação de ações, transformando a Vivax em subsidiária integral da Net, ou aquisição direta mediante integralização com ações da Vivax.
De acordo com o banco Brascan, a relação de troca das ações implica um acordo de 1,33 bilhão de reais, considerando o preço de fechamento da Net na quarta-feira.
“Estamos neste momento colocando em revisão as estimativas da Net/Vivax em virtude do anúncio, que poderá trazer ganhos substanciais para a empresa compradora, com indicação positiva para a performance das ações da Net no curto prazo”, escreveram analistas do Brascan em relatório.
Pelos cálculos do banco UBS, a Net está pagando o equivalente a 1.900 dólares por cliente da Vivax. Considerando o valor de mercado da Net, cada um de seus assinantes vale 1.500 dólares. “Porém, os clientes da Vivax geram, em média, geração de caixa 44 por cento superior a dos assinantes da Net”, ponderou o UBS.
As ações preferenciais da Net abriram o pregão desta sexta-feira com valorização de 6 por cento. No meio da tarde os papéis desaceleravam a alta, mas ainda subiam 2 por cento. Já as ações da Vivax recuavam 5 por cento.
SINERGIAS
O diretor financeiro da Net evitou arriscar um valor para as sinergias decorrentes da compra da Vivax, mas ele antecipa redução de custos com programação, devido ao maior poder de negociação junto aos fornecedores de conteúdo.
O presidente da Vivax disse que cerca de 15 milhões de reais em investimentos programados pela empresa devem ser congelados até o aval da Anatel à operação. “Faz todo o sentido esperar a aprovação da Anatel por causa das sinergias que vamos ganhar.”
Fonte:
Reuters Brasil
Cesar Bianconi