‘Navio mais bonito do mundo’ chega ao Brasil em outubro; saiba onde visitar e veja fotos

01/10/2023

Embarcação considerada ‘embaixada flutuante’ da Itália fará paradas em Fortaleza e no Rio de Janeiro

O veleiro militar Amerigo Vespucci, conhecido pela alcunha de “navio mais bonito do mundo”, chegará ao Brasil este mês. Considerada uma “embaixada flutuante” da Itália, a embarcação fará duas paradas em portos brasileiros: primeiro em Fortaleza e, depois, no Rio de Janeiro. A viagem faz parte de uma volta ao mundo que durará, ao todo, 20 meses.

Para promover o seu país de origem pelo resto do planeta, a tripulação partiu do porto de Gênova, em 1º de julho deste ano. Até fevereiro de 2025, o navio vai passar por cinco continentes, três oceanos, 28 países e 31 portos. Em 4 de outubro, ele chega no Píer 106 do Porto de Mucuripe, onde ficará até 8 de outubro, quando retomará a navegação rumo ao Rio de Janeiro. A expectativa é que ele chegue à capital fluminense no dia 20 e fique até 24.

“Além de seu objetivo original de oferecer atividades de formação para alunos da Academia Naval e do Colégio Naval italianos, a chegada do navio mais belo do mundo oferece aos brasileiros a oportunidade de visitar um veleiro histórico, que contém o melhor das tradições marítimas e de todos os símbolos que representam a cultura italiana”, afirmam as autoridades italianas.

No dia 7 de outubro, o navio estará aberto para a visitação guiada e gratuita do público cearense, que poderá conhecer curiosidades e funcionalidades do navio, que tem 100 metros de comprimento, 21 metros de largura e 28 metros de altura.

— Ao desafio da viagem se soma a oportunidade de trazer um pedaço da Itália e das muitas, notáveis excelências do nosso País e mostrá-lo em cada uma das paradas da campanha: da arte à tecnologia de ponta, dos produtos locais à culinária, à cultura, com tudo o que o “made in Italy” representa e que faz da “italianidade” uma marca única, apreciada em todo o mundo — afirmou o capitão Giuseppe Lai, comandante do Amerigo Vespucci.

Criado em 1930, o navio Amerigo Vespucci é a unidade mais longeva a serviço da Marinha Militar do país europeu e atua como navio-escola desde 6 de junho de 1931, segundo o governo italiano.

De acordo com as autoridades, hoje há mais de 32 milhões de descendentes italianos no Brasil (15% da população brasileira).

Fonte: O Globo