Na Itália, Fiesp articula acordo para facilitar obtenção
09/01/2009
A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo consolidou mais um vitória na Itália. Nesta quarta-feira (25/10), a entidade paulista articulou um acordo com o Instituto San Paolo, principal banco daquele país, o Serviço de Apoio à Criação de Empresas e Emprego (Sace), pelo lado italiano, e o BNDES e o Banco do Brasil, pelo lado brasileiro, que facilita a obtenção de crédito pelas pequena e média indústrias, principalmente as que fazem parte dos Arranjos Produtivos Locais (APLs). Com isso, um grande problema também fica resolvido: as empresas poderão dar as próprias máquinas como garantia para o financiamento.
Há um ano, a Fiesp começou a trabalhar com o BID, BNDES, Banco do Brasil e a Agência de Promoção de Negócios da Câmara de Comércio de Milão – Promos, com o objetivo de criar instrumentos financeiros para estimular projetos de joint venture de pequenas e médias empresas.
Delegação italiana quer conhecer de perto
a tecnologia do etanol brasileiro
A Missão Empresarial Brasil-Itália organizada pela Fiesp já rende frutos ao mercado brasileiro. Em novembro, a diretoria de Meio Ambiente da Confederação das Indústrias Italianas (Confindustria) virá ao País para conhecer a excelência brasileira na produção de etanol.
A decisão surgiu nesta terça-feira (24/10), logo após a participação do presidente do Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp, Roberto Rodrigues, que apresentou as vantagens e perspectivas do programa nacional na produção do combustível, pioneiro no mundo.
Os italianos também ficaram entusiasmados com o sucesso obtido com a fabricação de veículos flex fuel, apresentado pelo presidente da Fiat do Brasil, Cledorvino Belini.
Fonte:
Fábio Rocha
Agência Indusnet Fiesp