Missão italiana vem conhecer pólo joalheiro de SP

09/01/2009

Uma missão comercial da Itália, da região de Arezzo, deverá visitar Rio Preto para conhecer o pólo joalheiro do município, considerado o segundo maior produtor de jóias do Estado de São Paulo. O diretor-geral da Câmara Ítalo-brasileira, Domenico Rossini, já esteve na cidade para conhecer indústrias joalheiras e definir os detalhes da missão. A previsão é de que a missão italiana visite Rio Preto entre os meses de setembro e outubro.

Segundo Domenico Rossini, a região italiana de Arezzo é considerada um dos mais importantes setores da indústria joalheira daquele país. “A idéia é de que com a vinda da missão a Rio Preto possamos firmar uma parceria para troca de experiências e de tecnologia”, explica Rossini.

São José do Rio Preto tem cerca de 150 empresas do setor joalheiro. Juntas, empregam cerca de 4 mil trabalhadores. O diretor visitou duas indústrias do setor, acompanhado de representantes da Ajoresp – Associação dos Joalheiros do Estado de São Paulo.
Condomínio

O município deverá ganhar em breve o primeiro condomínio de jóias da América Latina, segundo o presidente da Ajoresp, José Pinto. O condomínio será construído em área qeu será destinada pela Prefeitura, no Distrito Industrial Ulysses Guimarães. A alienação da área foi aprovada pela Câmara.

O projeto do condomínio está agora sendo detalhado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Estratégica. O condomínio, que terá área de 78 mil metros quadrados, deverá ser construído com recursos das empresas que pretendem se instalar no local e com financiamento junto ao BNDES para a instalação da APL –Arranjo Produtivo Local – Pólo Joalheiro de São José do Rio Preto.

O condomínio será composto pelas indústrias da cadeia produtiva de jóias. Terá um centro de eventos para feiras e exposições, incubadora de empresas, centro tecnológico para formação de mão-de-obra, entre outros.

Do encontro no gabinete, participaram ainda o presidente da Acirp, Osvaldo Graciani, o gerente regional do Sebrae, Artur Achôa, e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo, Márcio Sansão.

Fonte:
Oriundi