Ministério do Trabalho eleva projeção para novos empregos e espera 1,65 milhão de vagas
09/01/2009
BRASÍLIA – Com a criação de 205,26 mil empregos formais em outubro, o melhor resultado apurado para o mês, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, elevou sua projeção para a geração de vagas em 2007. O ministro trabalhava com a expectativa de ficar na marca recorde de 1,523 milhão de 2004, mas, agora, já espera 1,65 milhão de novos postos com carteira assinada.
O otimismo de Lupi é baseado no resultado acumulado de janeiro a outubro, quando houve a criação de 1,812 milhão de empregos líquidos (novas vagas menos demissões), segundo apurou o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho. O resultado que supera a soma de 1,796 milhão em igual período em 2004.
Lupi lembra que, sazonalmente, há um recuo nas contratações em dezembro, passado o período de vendas de fim de ano. Assim, mesmo trabalhando com a média histórica de saldo negativo no emprego formal em dezembro, ao redor de 300 mil, o ministro acredita que setores como a construção civil, comércio e a indústria de transformação devem “surpreender com bons resultados” no último mês do ano.
Segundo Lupi, “este será o melhor Natal do comércio”. Ele destacou ainda o segmento da construção civil, que registrou de janeiro a outubro a geração de 194.825 postos de trabalho. Somente no mês passado, o setor criou 21.685 vagas. Impulsionado pelo aumento do financiamento imobiliário, os dois resultados são recordes, notou Lupi.
Os dados do Caged para outubro apontam alta de 58,9% sobre igual mês de 2006, quando foram criados 129 mil empregos formais. Serviços foi o setor de destaque no mês com 67.751 vagas, fomentado pelas áreas de hotelaria e de bares e restaurantes.
A expansão foi praticamente generalizada, não fosse um recuo de 11,4 mil postos na agropecuária, devido à entressafra. Até setores prejudicados pelo preço baixo do dólar nos últimos dois anos, como o calçadista, mostraram recuperação em outubro. A indústria de calçados abriu 6.993 vagas, o melhor resultado para o mês, de acordo com o Caged.
Fonte:
Azelma Rodrigues
Valor Online