Meu Tomatì retoma campanha no Brasil com crescimento de 25% das exportações no país

10/04/2024

Evento organizado pela Italcam trouxe dados para o segundo ano do projeto em 2024

A Câmara Italiana de São Paulo (Italcam) lançou nesta segunda-feira (8) na capital paulista o segundo ano do projeto no Brasil Meu Tomatì – Campanha de Promoção de Tomates Italianos de Qualidade. O evento aconteceu no Ristorantino, onde o presidente da OI Pomodoro Bacino Centro Sud, Guglielmo Vaccaro, apresentou dados sobre o andamento do projeto no país a comunicadores.

A Itália é uma das maiores produtoras de tomate industrializado do mundo e o Brasil é um mercado importante para o setor. “Em 2023, o Brasil foi o país que mais consumiu tomate Made in Italy, um incremento de 25% das exportações”, informou Vaccaro.

Questionado sobre o preço mais alto dos tomates industrializados italianos para o consumidor final, o presidente da OI Pomodoro esclareceu que o valor é proporcional à qualidade do produto: “estamos falando de tomates com as mesmas condições nutricionais e sensoriais do fruto fresco, recém-colhido. Os tomates de nosso consórcio não possuem conservantes, por isso, a qualidade in natura se mantém”, pontuou o executivo.

Os produtos Meu Tomatì chegam ao Brasil com diversos marcas Made in Italy. “O consumidor precisa se atentar às informações do rótulo: nossos tomates são transformados nas regiões centro-sul da Itália e na Toscana”, indica Vaccaro.

Após a apresentação, os convidados saborearam um menu onde o protagonista só poderia ser o tomate italiano.

Campanha Meu Tomatì 2024

Em São Paulo, de 9 a 11 de abril, o projeto Meu Tomatì – Campanha de Promoção de Tomates Italianos de Qualidade participa da feira Anuga Select Brazil, uma das maiores do setor de alimentos e bebidas do país.

Outras ações estão previstas para este segundo ano da campanha no Brasil, como a participação em eventos diversos, estreitamento de parcerias com importadores e viagem à Itália de delegação brasileira.

A campanha Meu Tomatì acontece simultaneamente em cinco capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Florianópolis. O projeto conta com apoio da União Europeia no âmbito do programa AGRIP-SIMPLE , sendo promovida pela OI Pomodoro Industria Centro Sud. A coordenação no país é da Câmara de Comércio Italiana de São Paulo – Italcam, em parceria com as demais Câmaras Italianas das cidades mencionadas.