Merrill Lynch prevê aumento de 40% no IED no Brasil

09/01/2009

Depois de elevar de 3,4% para 3,7% a projeção de crescimento da economia brasileira em 2004, a Merrill Lynch voltou a se manifestar de maneira positiva quanto às perspectivas do país.

Jeff Hughes, chairman do banco de investimentos para América Latina e Canadá, disse que os investimentos estrangeiros no Brasil este ano devem aumentar cerca de 40%, chegando a US$ 14 bilhões.

Em visita ao Brasil, Hughes elogiou o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Disse que a opção pela política de austeridade fiscal e monetária adotada em 2003 foi acertada e deve pavimentar o caminho para o crescimento.

Para Hughes, o grande desafio do país é justamente garantir o crescimento de forma sustentada, o que vai exigir, entre outras medidas, a continuidade da redução das taxas de juros. Afirmou ainda que, nesse cenário, empresas estrangeiras devem fazer mais aquisições no Brasil.
O banco UBS também revisou para melhor o cenário brasileiro em 2004 e 2005.

Em relatório enviado aos clientes, a instituição suíça elevou a projeção de crescimento do PIB de 3,1% para 3,8% este ano, e de 3,6% para 4,4% em 2005. “No Brasil, vemos crescimento significativo neste e no próximo ano.
Há um clima mais otimista nas projeções econômicas, em parte pelo desempenho global, mas também por fatores domésticos, incluindo a política monetária”, afirmou o relatório.

Investe Brasil (Valor Online/IB – 11.2.2004)