Mercedes Brasil exportará 20 mil veículos este ano
09/01/2009
S. Bernardo do Campo (SP), 10 de Fevereiro de 2005 – Última venda: 514 chassis de ônibus para o Catar. A DaimlerChrysler do Brasil, instalada em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, fechou exportação de 514 chassis de ônibus modelo O500 para o Catar, no Oriente Médio, por US$ 33 milhões. As vendas foram feitas à vista. As entregas serão realizadas em dois lotes, com embarques em junho e agosto. Se incluídas as carrocerias, fornecidas pela Comil Carrocerias e Ônibus, de Erechim (RS), o valor total do negócio ultrapassa US$ 50 milhões.
Essa é apenas pequena parte dos negócios fechados pela DaimlerChrysler para 2005. Os 514 veículos para o Catar representam 2,57% das 20 mil unidades que constam do plano de exportações da empresa, detentora da marca Mercedes-Benz. Estão programadas vendas externas de 12 mil ônibus e 8 mil caminhões, volume 20% superior ao alcançado pela subsidiária em 2004, quando exportou 16,7 mil veículos e faturou com vendas externas um total de R$ 2,8 bilhões. Quando se compara com as vendas externas de 2003, de 9,5 mil veículos, as 20 mil unidades de 2005 representam 110% de crescimento, um número realmente notável. “Em 2004, de cada 100 caminhões exportados pelo Brasil, vendemos 32. Em ônibus, a cada 100 unidades, enviamos 67”, diz o diretor de exportações, Pedro Knoepfelmacher.
Grandes volumes de exportações não surpreendem quando se toma o histórico da Mercedes-Benz, disparadamente a maior vendedora externa de caminhões e ônibus do País. Em 1961, quando o Brasil estreou nas vendas externas de ônibus, foram da marca da estrela todas as 380 unidades exportadas pelo País naquele ano. Mais de quatro décadas se passaram, várias outras marcas surgiram no País, e a força da Mercedes se mantém. Até 2004, a contar de 1961, a empresa conhecida hoje por DaimlerChrysler do Brasil colocou no exterior um total de 116,9 mil ônibus, seja chassis ou veículos completos, 80,2% dos 145,7 mil ônibus que o País exportou no período de acordo com o Anuário da Indústria Automobilística Brasileira 2004, editado pela Anfavea.
Em caminhões, a trajetória da Mercedes também é destacada. Até 2004, desde 1965, quando iniciou as vendas externas, a subsidiária embarcou 145,7 mil unidades, equivalentes a 41,5% das exportações totais brasileiras nesse período, de 350,8 mil caminhões.
Gazeta Mercantil
Ariverson Feltrin
10/2/2005