Mercados regionais: Embraer pode assumir liderança

09/01/2009

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – A fabricante brasileira de aeronaves Embraer está entrando num nicho ignorado pelas duas maiores empresas do setor, a Airbus e a Boeing, que pode fazê-la deixar para trás sua principal concorrente direta, a canadense Bombardier, segundo uma reportagem publicada nesta sexta-feira pelo New York Times.

A Embraer está produzindo quatro modelos de jatos, de 70 a 118 lugares, para o mercado de vôos nacionais, que pede aviões menores do que os usados em viagens internacionais. Segundo a reportagem, o modelo 190, de 100 assentos, por exemplo, deve mudar o mercado americano de aviação para as empresas de baixo custo ao proporcionar viagens mais baratas para cidades menores nos Estados Unidos.

A companhia americana JetBlue, que inspirou por todo o mundo empresas com filosofia de baixo custo como a Gol, será a primeira a usar o Embraer 190. A companhia já tem 100 aeronaves encomendadas até 2011, opção de compra de outras 100, e pretende botar sete delas no ar até o fim deste ano.

Os jatos terão poltronas de couro, sistema digital de entretenimento para os passageiros e quatro lugares por fila, dois em cada lado, para que nenhum passageiro tenha que sentar num desconfortável assento de meio.

A Air Canada planeja comprar 60 novos aviões da Embraer. Na Europa, a italiana Alitalia, a alemã Cirrus Airlines e a finlandesa Finnair já começaram a usar, ou encomendaram, o modelo 170 da empresa. A US Airways já utiliza 22 Embraer 170, uma versão de 72 assentos do modelo 190.

Nos próximos 20 anos, o número de pedidos pela nova aeronave pode ultrapassar os 5.800, diz o “NYT”. A Embraer ainda tem 343 pedidos firmes pelo novo avião.

Globo Online
18/3/2005