Mercado publicitário movimenta 15,4bi no 1º sem.

09/01/2009

SÃO PAULO – O mercado publicitário brasileiro movimentou R$ 15,436 bilhões ao longo do primeiro semestre deste ano, superando em 20,08% os recursos investidos no decorrer do mesmo período de 2004, segundo revela pesquisa realizada pelo Ibope Mídia.

Deste total de gastos publicitários, R$ 7,542 bilhões, ou 49% do montante, foram direcionados para anúncios na TV. O percentual é o maior entre todos os veículos de comunicação e não se alterou em relação ao ano anterior. Os jornais aparecem como o segundo destino mais significativo das verbas, com R$ 5,123 bilhões recebidos no primeiro semestre, equivalentes a 33% do valor geral.

Na seqüência da divisão dos investimentos de publicidade, as revistas ficaram com 8% do total (R$ 1,309 bilhão), as TVs por assinatura com 6% (R$ 948,474 milhões), o rádio com outros 3% (R$ 445,247 milhões) e os outdoors, que receberam R$ 67,969 milhões e não alcançaram sequer 1% das verbas. Vale dizer que este último formato foi o único a registrar retração (-33,54%) de recursos diante de 2004.

Quem mais investe
A mesma pesquisa do Ibope Mídia mostra também quais são as empresas que mais investem em publicidade. De acordo com o estudo, as Casas Bahia aparecem em primeiro lugar absoluto no semestre inicial deste ano, reproduzindo resultado do ano passado. Entre janeiro e junho, a companhia aplicou R$ 1,084 bilhão, valor quase cinco vezes superior ao do segundo colocado, que é a Unilever Brasil (R$ 259,016 milhões).

Outras empresas que se destacaram no período foram a General Motors (R$ 192,094 milhões), o Grupo Pão de Açúcar (R$ 156,431 milhões), a Vivo (R$ 155,317 milhões), a Fiat (R$ 147,569 milhões) e a Tim Brasil (R$ 137 milhões).

A análise deste ranking de empresas investidoras em publicidade permite uma maior compreensão da tabela da pesquisa que revela os setores da economia que mais destinam recursos para este fim.

De acordo com o Ibope Mídia, o comércio varejista foi o principal patrocinador publicitário no primeiro semestre, com 28% do total aplicado em publicidade, que representa R$ 4,382 bilhões. Dentro deste ramo, destacam-se as lojas de departamento que, sozinhas, gastaram R$ 1,849 bilhão de janeiro a junho, maior montante entre todas as categorias analisadas pela sondagem, o que se justifica pelo peso das Casas Bahia no mercado publicitário.

Entre os setores econômicos, outros que aplicaram cifras consideráveis em publicidade no primeiro semestre do ano foram o mercado financeiro e de seguros (R$ 1,210 bilhão), as áreas de cultura, lazer, esporte e turismo (R$ 1,201 bilhão), os serviços ao consumidor (R$ 1,118 bilhão) e o segmento de veículos, autopeças e acessórios (R$ 919,539 milhões).

Concentração
Os recursos do mercado publicitário, ainda segundo a sondagem do Ibope Mídia, permaneceram concentrados no período de janeiro a junho deste ano. Para se ter uma idéia, 37% de tudo o que foi aplicado em anúncios neste semestre se restringiu à divulgação na cidade de São Paulo, num total de R$ 5,645 bilhões. Outros 15% desta verba ficaram no Rio de Janeiro, onde o setor movimentou R$ 2,267 bilhões.

Fonte:
Info Money
Eduardo Barros
11/8/2005