Mercado prevê corte de 0,75 ponto percentual nos juros nesta semana

09/06/2009

Os analistas do mercado financeiro continuam prevendo, em sua maioria, um corte de 0,75 ponto percentual na taxa básica de juros da economia brasileira nesta semana, informou nesta segunda-feira (8) o Banco Central, por meio do relatório de mercado, também conhecido como Focus.

 

O Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, colegiado responsável por fixar os juros básicos da economia brasileira, se reúne na próxima terça e quarta-feiras (dias 8 e 9). A decisão será anunciada após as 18h de quarta.

 

Caso os juros recuem 0,75 ponto percentual, conforme prevê o mercado financeiro, eles cairiam para 9,50% ao ano e ficariam, pela primeira vez, em um dígito (abaixo de 10% ao ano). Atualmente, a taxa Selic está em 10,25% ao ano, o menor nível da história.

 

E a expectativa da maior parte dos analistas do mercado financeiro é de mais uma redução na taxa de juros neste ano. A expectativa dos analistas é que a taxa Selic caia para 9% ao ano em julho e assim permaneça até o fim de 2009.

Inflação

No Brasil, vigora o sistema de metas de inflação, pelo qual o BC tem de atingir metas pré-determinadas pelo governo, tendo como principal instrumento a taxa de juros. Quando julga que a inflação está em convergência com as metas, pode baixar os juros, mas quando vê pressões inflacionárias, opta por subí-los para conter a demanda por produtos e serviços. Para 2009 e para 2010, a meta central de inflação é de 4,50%.

Na última semana, a expectativa do mercado financeiro para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2009 foi mantida em 4,33%. Deste modo, ainda permaneceu abaixo da meta central de 4,50% fixada para este ano. Para 2010, a estimativa do mercado para o IPCA ficou estável em 4,30%, também abaixo da meta central do período.

Fonte:
G1