Mercado de trabalho brasileiro gerou 995 mil vagas em 2009
20/01/2010
Do Diário OnLine
O mercado formal brasileiro criou 995.110 vagas de emprego no ano passado – o pior resultado desde 2003, com a geração de 645.433 vagas, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados nesta quarta-feira pelo Ministério do Trabalho.
No ano anterior, o Brasil havia registrado saldo positivo de 1,452 milhões de vagas. A expectativa do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, era de que o saldo ultrapassasse 1 milhão de vagas em 2009.
O saldo do ano foi afetado pela crise e também prejudicado pelo resultado de dezembro. No mês passado, houve queda de 415.192 postos de trabalho, associada a fatores sazonais aliados à alta das contratações entre os meses de agosto e novembro. Segundo o Ministério, o Caged registra perda de vagas em dezembro por efeitos sazonais de entressafra agrícola, fim do ciclo escolar e encerramento dos contratos de trabalho temporários assinados ao longo do ano.
"Dezembro sempre apresenta saldo negativo, e este ano houve um esvaziamento depois de quatro meses gerando empregos acima da média histórica. No fim de 2008 houve mais demissões do que o necessário, as empresas zeraram seus estoques e precisaram contratar às pressas no segundo semestre de 2009", explicou o ministro.
Para janeiro, a previsão de Lupi é que sejam criados cerca de 100 mil empregos formais. Para o encerramento de 2010, o ministro mantém a previsão de geração de 2 milhões de novos postos de trabalho.
Fonte:
Diário do Grande Abc