Marcas brasileiras desembarcam em evento de franquias da Europa

09/01/2009

Começa amanhã o Salón Internacional de la Franquicia (SIF), a principal feira de franquias da Europa. O evento, que dura até o dia 22, acontece na cidade de Valência, Espanha, e este ano conta com a presença do Pavilhão Brasil. O espaço é uma iniciativa pioneira da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e do Governo do Brasil, por meio da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil), e visa apoiar a internacionalização das redes de franquia brasileiras.

No Pavilhão Brasil, o visitante da Feira conhecerá 12 redes brasileiras que desejam ingressar ou ampliar seus negócios na Espanha. No estande da ABF, o visitante poderá também obter mais informações sobre o mercado brasileiro de franquias, que hoje ocupa a 6ª posição mundial.

O Salón Internacional de la Franquicia é o quarto destino do grupo de empresários brasileiros do setor, que já marcou presença no México, nos Estados Unidos e em Portugal. Juntamente com a ABF e a APEX-Brasil, eles investirão cerca de US$ 565 mil em dois anos para ações de divulgação, difusão e inserção das marcas brasileiras no mercado externo. Nos planos do grupo estão ainda outros quatro eventos internacionais. A expectativa é fechar 2006 com mais de US$ 5,3 milhões exportados.

As franquias que estarão expondo suas marcas no Pavilhão Brasil do SIF são Bit Company, Livraria Nobel, Bon Grillê, China in Box, Vivenda do Camarão, Carmen Steffens, ShowColate, Golden Services, Wizard, Oceanic, Lilica Ripilica e Movimento. A maioria delas espera conquistar na Espanha parceiros que operem como master-franquias, ou seja, que possam garantir a expansão das marcas por todo o território espanhol. As que já atuam naquele país desejam conquistar novos parceiros.

Segundo o diretor executivo da ABF, Ricardo Camargo, o franchising brasileiro é reconhecido mundialmente por sua criatividade e padrão de qualidade. “Várias franquias brasileiras já operam com sucesso no México, Estados Unidos e vários países da Europa. Com esse projeto queremos facilitar a ida de outras empresas brasileiras ao exterior“, completa.

Para Juan Quirós, presidente da APEX-Brasil, a presença das empresas brasileiras na Feira representa mais uma oportunidade de negócios entre Brasil e Espanha e um passo importante no sentido de aproximar fisicamente os produtos brasileiros e a Marca Brasil de outros mercados. “As franquias permitem que os produtos e serviços brasileiros cheguem rapidamente ao seu consumidor final”, comenta. “Com o empreendedorismo e iniciativa característicos do setor, o Brasil seguirá ampliando e diversificando sua pauta exportadora”, completa Quirós.

O franchising no Brasil O franchising brasileiro fechou o ano de 2004 com um faturamento de US$ 12 bilhões e vem crescendo a cada ano. Em 2003, o setor faturou US$ 11 bilhões e em 2002, US$ 10 bilhões. O sistema emprega cerca de 531 mil pessoas em todo o Brasil e cria aproximadamente 30 mil novos empregos por ano, além de ser o que mais investe em treinamento e capacitação de mão-de-obra. Hoje, atuam no país 814 marcas, das quais 90% são genuinamente brasileiras.

APEX-Brasil

A Agência de Promoção de Exportações e Investimentos do Brasil (APEX-Brasil) trabalha para ampliar o número de empresas e diversificar os produtos brasileiros no mercado internacional. Sua meta é identificar setores estratégicos para ações governamentais coordenadas, visando o aumento sustentado das exportações. A APEX-Brasil executa 367 projetos em todo o Brasil em parceria com organizações públicas e privadas, contribuindo para o desenvolvimento das empresas, em especial as de pequeno e médio porte.

Atuando com entidades representantes de 55 setores da indústria e serviços e com os governos estaduais, o trabalho da APEX-Brasil abrange desde treinamento e capacitação em gestão de comércio exterior, adequação de produtos e processos, até a ação direta no mercado internacional, promovendo produtos brasileiros em feiras e exposições e organizando missões empresariais e encontros de negócios no exterior.

ABF

A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 1987, para divulgar, defender e promover o desenvolvimento técnico e institucional do modelo de negócio batizado como Franchising/Franquia. Sendo assim, reúne todas as partes envolvidas na franquia – franqueadores, franqueados, consultores e prestadores de serviços – para garantir e disseminar a prática do bom franchising no Brasil e no exterior.

Fonte:
Ministerio de Desenvolvimento
19/10/2005