Maior feira de petróleo da América Latina começa no Rio nesta segunda

09/01/2009

RIO – No ano em que o petróleo atingiu as mais altas cotações de sua história, superando a casa dos US$ 70 por barril, e que o Brasil atingiu a auto-suficiência de sua produção, vai se realizar a Rio Oil&Gas Expo 2006. O evento que começa daqui a pouco no Riocentro é considerado como o maior do setor petrolífero no Brasil e o principal da América latina.

A feira, que será realizada junto com o congresso e vai até quinta-feira, terá a participação de 800 expositores de 14 países e ocupará toda a área do Riocentro, no Rio de Janeiro. No momento em que a indústria petrolífera mundial está aquecida, o que faz com que os preços dos serviços e equipamentos disparem, as empresas participantes pretendem mostrar as últimas novidades e lançamentos de equipamentos.

Para alguns especialistas essas empresas estão principalmente de olho na Petrobras que tem desenvolvido nos últimos anos um programa forte de investimentos e que já anunciou que pretende aplicar mais US$ 87,1 bilhões nos próximos cinco anos.

No congresso que acontecerá em paralelo à feira, serão apresentados, segundo os organizadores, 700 trabalhos técnicos de 20 países, além de conferências com representantes de companhias petrolíferas e entidades do setor nacionais e internacionais.

Para especialistas, a Petrobras deverá ser a vedete do evento que terá como tema principal a auto-suficiência em petróleo que foi atingida recentemente pela companhia. O tema é “auto-suficiência do Brasil em petróleo: uma nova era de oportunidades e desafios”. Para apresentar suas atividades desenvolvidas no brasil e no exterior a Petrobras montou um estande de 1.364 metros quadrados – o maior já montado pela companhia, que fará uma exposição sobre a história do petróleo .

O presidente do Instituto Brasileiro do Petróleo e Gás (IBP), que organizou o evento, João Carlos De Luca, afirma que a expectativa é de que a feira receba 32 mil visitantes. A geração de empregos diretos calculada pelo IBP é de 12 mil por conta do evento.

Fonte:
Ramona Ordoñez
Agência O Globo