Made in Italy: Invenções italianas que revolucionaram o mundo

27/04/2023

Esqueça Graham Bell: a invenção do telefone é tão italiana quanto o microchip, o rádio, o helicóptero, o plástico, a pilha, o piano, a máquina de escrever e tantas outras!

Nem só de artes e gastronomia se faz o Made in Italy. O país também é destaque mundial em diversos outros setores, como a tecnologia e a ciência. Ao menos 12 grandes invenções que revolucionaram a humanidade nos últimos 300 anos são excelências com origem na Itália. Confira algumas:

1- Microchip

Em 1971, o físico Federico Faggin criou o primeiro protótipo de microchip do mundo, o Intel 4004. O mecanismo, realizado nos Estados Unidos, revolucionou a informática e a eletrônica, além de permitir o desenvolvimento de muitas tecnologias utilizadas nos dias de hoje. Faggin, hoje com 81 anos, é natural do Vêneto.

2- Rádio

Nascido em Bolonha, Guglielmo Marconi (1874 – 1937) está na lista dos mais famosos inventores do mundo. Foi ele quem criou o primeiro telégrafo sem fio em fins do século 19. Ao aprimorar a tecnologia de seu instrumento, em 1901, Marconi efetuou a primeira transmissão de rádio transatlântica. Graças a seu aparelho, muitos passageiros dos navios Republic e Titanic puderam ser resgatados durante naufrágios em 1909 e 1912, respectivamente. Em 1924, o protótipo criado por ele realizou a primeira transmissão de voz humana por radiofonia entre a Inglaterra e a Austrália.

A invenção lhe rendeu o Prêmio Nobel de Física em 1909, compartilhada com o físico alemão Karl Braun.

3- Telefone

É italiana a criação do telefone, desenvolvida por Antonio Meucci em 1854 e patenteada em 1871

É oficial: o florentino Antonio Meucci (1808 – 1889) é o pai do telefone. O nome de Meucci foi reconhecido apenas em 2002 pela Suprema Corte dos Estados Unidos – até então, a origem do aparelho estava vinculada ao escocês Alexander Graham Bell.

Meucci, um imigrante nos Estados Unidos, em 1854 desenvolveu o primeiro protótipo de um equipamento chamado por ele de “teletrófono”, que permitia a comunicação vocal à distância. Em 1871, Meucci conseguiu patentear sua invenção. Ao lado de outros italianos, fundou, naquele ano, a Telettrofono Company. Como a patente era temporária e sem recursos para paga-la, Graham Bell se apropriou, posteriormente, de sua ideia.

4- Helicóptero

Dentre as invenções de Corradino D’Ascanio (1891 – 1981), está o helicóptero. Engenheiro aeronáutico, Ascanio mostrou fascínio pela aviação desde muito jovem. Em 1930, projetou a primeira aeronave com hélices, que voou em nome da empresa italiana Agusta.

Mas os projetos deste inventor do Abruzzo não param por aí.

5- Vespa

A scooter criada por D’Ascanio nos anos 1940 tornou-se referência do estilo de vida italiano /Unplash

Corradino D’Ascanio é também o idealizador da Vespa, símbolo da excelência italiana mundial. Em 1946, o engenheiro desenhou uma nova scooter, cujo som, lembrava o de uma vespa, segundo o investidor do projeto, Enrico Piaggio.

6- Motor de combustão

A dupla de engenheiros toscanos Eugenio Barsanti (1821 – 1864) e Felice Mateucci (1808 – 1887) revolucionou o transporte. Em 1835, Barsanti e Mateucci criaram o primeiro motor de combustão de mundo, que permitiu o desenvolvimento do automóvel.

Já no século 20, em 1909, o engenheiro piemontês Giovanni Enrico (1851 – 1909) aprimorou e patenteou o motor de combustão para a Fiat.

7- Pilha voltaica

Em 1799, Alessandro Volta (1745-1827) revolucionou a física com a criação da pilha voltaica – um dispositivo que transforma energia química em elétrica. Dizem que o imperador francês Napoleão Bonaparte foi um dos primeiros a reconhecer a invenção, premiando Volta com uma medalha de ouro.

Por seu invento, o rosto do cientista, natural do lago de Como, esteve por anos estampado nas cédulas italianas.

8- Plástico

Mais um Prêmio Nobel para a Itália. Desta vez, para o químico Giulio Natta (1903 – 1979), que nos anos 1950, descobriu os polímeros isotáticos do propileno, do buteno-1 e do estireno, utilizados, desde então, na fabricação de plásticos pela indústria.

O Nobel para este italiano da Ligúria veio em 1963 e foi compartilhado com o alemão Karl Waldemar Ziegler.

9- Piano

Criado por Bartolomeo Cristofori no século 18, o piano revolucionou a música ao produzir sons suaves e fortes / Freepik

Em italiano, o nome do instrumento “pianoforte” (piano) faz todo sentido. Chamado inicialmente de “clavicembalo col piano e forte”, é resultado da aprimoração de outro instrumento musical italiano, o clavecino. Portanto, a ideia original significa: um clavecino que produz sons suaves (“piano”, em italiano) e fortes.

Foi inventado em 1700 por Bartolomeo Cristofori (1655 – 1731), que trabalhava na corte florentina da família Medici.

10- Máquina de escrever

Muito antes do computador, a máquina de escrever revolucionou a escrita. Giuseppe Ravizza (1811 – 1885) é tido como seu inventor oficial ao aperfeiçoar o aparelho a partir de protótipos de outros inventores italianos: do Conde Agostino Fantoni, em 1802 e de Pellegrino Turri, em 1808.

Obcecado por criar uma máquina que pudesse escrever e imprimir ao mesmo tempo, o piemontês Ravizza finalmente chegou ao modelo em 1846, patenteado em 1855.

11- Hidromassagem

Muito mais do que uma banheira de hidromassagem, a Jacuzzi é o sobrenome de seu próprio inventor: Candido Jacuzzi (1903 – 1986).

Nascido em uma pequena cidade do Friuli-Venezia Giulia, Jacuzzi imigrou aos Estados Unidos e foi lá, nos anos 1950, que inventou a banheira com sistema hidráulico que massageia o corpo. Tudo para ajudar seu filho Kenneth, que sofria de artrite reumatoide.

12- Moka

Um dos maiores ícones do design industrial italiano, a Moka foi inspirada em um sistema de lavar roupas dos anos 1930, que utilizava uma panela equipada com tubo. Criada em 1933 pelo engenheiro do Piemonte Alfonso Bialetti (1888 – 1970), o surgimento da cafeteira só foi possível graças à difusão do alumínio durante o período fascista vivido na Itália.

BRUNA GALVÃO é jornalista especializada em Itália /pittoresca@pittoresca.com.br

Para mais notícias Pittorescas, acesse www.pittoresca.com.br