Lula quer acelerar gastos neste fim de ano

09/01/2009

O governo deve publicar até o fim desta semana o decreto bimestral de programação financeira, que estabelece quanto será liberado do Orçamento para custeio e investimentos ainda este ano. Para a elaboração deste documento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu um entendimento entre os ministros Antonio Palocci, Paulo Bernardo (Planejamento) e Dilma Rousseff (casa Civil). A ordem do presidente é aproximar o máximo possível o superávit primário da meta de 4,25% do PIB. Ou seja, que gastem os recursos previstos para investimentos no Orçamento de 2005 — dos 13,6 bilhões de reais liberados para contratação pela equipe econômica, apenas 2,9 bilhões de reais foram pagos até fim de setembro.

Lula alegou que é preciso um esforço da equipe econômica e de todos os ministros para gastar o que está disponível, sem prejuízo da meta de superávit primário e de todas as metas fiscais do governo. O superávit primário é a economia que o governo faz para pagar uma parte dos juros das dívidas públicas. A meta estabelecida pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para este ano é de 4,25% do PIB para todo o setor público (ou seja, para a União, os Estados, os municípios e as empresas estatais). Mas, de janeiro a setembro, o resultado primário obtido foi de 6,1% do PIB. Por isso, Lula transmitiu a Palocci e Paulo Bernardo o desejo de que o “excesso” de superávit seja reduzido ao máximo.

O objetivo é queimar a “gordura” em investimentos na área de infra-estrutura e não em mais despesas correntes. Assessores governamentais disseram que há uma forte pressão por aumentos de salários do funcionalismo público, que a área econômica quer evitar a qualquer custo.

De acordo com reportagem do jornal O Estado de S.Paulo, algumas lideranças governistas admitiam nesta segunda-feira que os ministros Palocci e Paulo Bernardo farão – possivelmente nesta terça – uma reunião para definir as futuras despesas, com a presença da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.

Fonte:
Veja online
22/11/2005