Lula é recebido por Berlusconi para almoço de trabalho

17/11/2009

ROMA – O premier italiano, Silvio Berlusconi, recebeu há pouco o presidente Luiz Inácio Lula da Silva com honras militares no Palazzo Chigi (sede do governo da Itália), onde acontecerá um almoço de trabalho.

Os dois chefes de Governo devem abordar temas bilaterais e de política internacional, mas a grande expectativa do encontro é o caso Cesare Battisti, que pode estar na pauta das discussões.

Condenado na Itália à prisão perpétua e requerido por este país para que cumpra sua pena, Battisti foi beneficiado em janeiro passado com o status de refugiado político concedido pelo Brasil.

O caso agora é analisado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que deve julgar nesta quarta-feira (18) o pedido de extradição apresentado pelo Estado italiano.

Fonte:
DCI

Antes de o presidente viajar à Itália, o porta-voz do Planalto, Marcelo Baumbach, disse à ANSA que o tema do italiano "não está excluso" da reunião.

Na França, onde esteve no último sábado, Lula afirmou, por sua vez, que tem pouco a fazer, pois o processo está "nas mãos do Supremo Tribunal Federal". Ele declarou, na ocasião, que irá esperar a decisão do STF para se posicionar.

O mandatário chegou no sábado à noite a Roma, onde participou esta manhã da Cúpula da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) sobre Segurança Alimentar, realizada na sede da entidade. O encontro, que reúne cerca de 60 líderes mundiais, vai até a próxima quarta-feira.